icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Chuvas fortes alagaram avenidas e deixaram desabrigados na Capital

Lagoa quase transborda, como ocorreu na última quarta-feira (19). No Sertão, também choveu muito, sobretudo no domingo.

Publicado em 24/01/2011 às 21:14

Da Redação

Nesta segunda-feira (24), fortes chuvas voltaram a cair na Capital e em outros pontos do Estado. Na Capital, a chuva foi suficiente para elevar em muito o nível da Lagoa, no Parque Solon de Lucena, que, a propósito, transbordou durante as chuvas da última quarta-feira (19).

As chuvas da semana passada, inclusive, alagaram vários pontos da cidade e causaram muito estrago, fazendo com que algumas famílias perdessem móveis e sofressem danos em suas residências. Na comunidade do Riachinho, no bairro Treze de Maio, por exemplo, cerca de 170 pessoas ficaram desabrigadas. Nesta segunda-feira (24), o governador da Paraíba e o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, visitaram os desabrigados.

Capital

Na manhã desta segunda, o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), visitaram a comunidade do Riachinho, entre os bairros Padre Zé e Treze de Maio, a área mais afetada pelas chuvas que atingem a Capital desde a semana passada. Representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual e de secretarias municipais também foram à região para se atualizar sobre a situação.

Um relatório da Defesa Civil aponta que 63 casas da comunidade Riachinho estão em situação crítica por ficarem em áreas próximas a barreiras de terra ou que foram alagadas. O diagnóstico pede a retirada total das famílias desta localidade. Algumas estão abrigadas na escola estadual Maria Quitéria, no bairro Treze de Maio. Equipes da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) trabalham na desobstrução do rio Riachinho.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), é possível que chova mais na Capital nesta segunda e na terça. A previsão para esses dois dias é de nebulosidade variável, com chuvas em áreas isoladas, e a temperatura oscilando entre 24ºC e 30ºC.

Campina Grande

Em Campina Grande, a chuva do fim de semana se intensificou no domingo. Os moradores da cidade começaram a preparar suas casas para evitar as inundações. E, segundo previsões da Aesa, pode chover mais ainda nesta segunda e na terça. A previsão é de que o céu esteja entre nublado e parcialmente nublado, com chuvas em áreas isoladas (máxima: 29ºC; mínima: 22ºC).

Sertão

Em Sousa, choveu forte por mais de duas horas na madrugada do domingo (23). Devido a problemas de saneamento e escoamento de água, algumas ruas ficaram alagadas. De acordo com a Aesa, as precipitações somente no mês de janeiro na cidade já passaram do 120 milímetros.

Além de Sousa, outras cidades do Sertão registraram altos índices de chuva, a exemplo de São João do Rio do Peixe, Cajazeiras e Uiraúna.

Na região, a previsão da Aesa para esta segunda-feira é de nebulosidade variável, com pancadas de chuva em alguns pontos, e a temperatura máxima podendo chegar aos 34ºC e a mínima sendo 23ºC. Para esta terça, a Aesa prevê que o céu oscile entre parcialmente nublado e nublado com chuva isoladas. A terça deve ser um pouco mais fria que a segunda, com máxima de 30ºC e mínima de 21º

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp