QUAL A BOA?
30 anos: Escurinho e Alex Madureira relembram início da amizade que rendeu parceria na música
O primeiro disco do cantor, chamado Labacé e lançado em 1995, conta com a parceria musical com Alex Madureira. O álbum completa 30 anos em 2025.
Publicado em 28/04/2024 às 7:09
Uma amizade de 30 anos, que vai além da parceria musical. Essa é a relação entre o cantor Escurinho e o músico Alex Madureira. A história dos dois foi contada no Paraíba Comunidade deste domingo (28), nas TVs Paraíba e Cabo Branco.
Escurinho contou que só havia ouvido falar em Alex Madureira na década de 1990, mas não o conhecia pessoalmente. Alex morava no Rio de Janeiro, enquanto Escurinho vivia aqui na Paraíba. Na época, o cantor começou a trabalhar com percussão e conheceu o músico em um show na capital João Pessoa.
“Fui fazer um show no Teatro Santa Rosa e depois do show Alex apareceu no camarim para conversar, mas também já apareceu como se quisesse mandar em alguma coisa dizendo:’rapaz, eu gostei muito do show, mas acho que é melhor tu fazer assim…’. Eu perguntei ‘quem é esse cara? já chega assim’. Alex Madureira? Esse é Alex Madureira?”, relembra Escurinho.
Alex Madureira disse que lembra bem desse dia e confirma a história. Ele conta que sugeriu um acabamento melhor para o show e novos arranjos, trocaram ideias e chegaram em um consenso.
“Eu fiquei impressionado com o show dele… o trabalho de Escurinho, era cada música… eu achei que estava precisando de um acabamento melhor. O conteúdo era muito forte, tinha uma regionalidade bem marcante”, afirmou Alex Madureira.
Escurinho também relembra que só uma semana depois ele já estava em um estúdio da casa de Alex estudando, conversando e trabalhando em músicas. O primeiro disco do cantor, chamado de 'Labacé' (1995), também é marcado pela parceria com o amigo. Em 2025, o álbum vai completar 30 anos.
De acordo com Alex, a amizade rendeu também uma parceria nos dois álbuns seguintes, o 'Malocage' (2003) e 'O Princípio Básico' (2013). Ele também participou dos arranjos e fez a guitarra dos álbuns.
“Uma coisa que fortaleceu a amizade foi a ideia que a gente tem de ser nordestino, essa nordestinidade. Isso dentro do conceito de música arte. A gente tem uma personalidade fortíssima musical”, disse Alex Madureira.
Segredo é o respeito
De acordo com os amigos, já rolaram vários desentendimentos nesses 30 anos de amizade, mas o segredo deles é sempre manter o respeito pela música que cada um faz.
“Uma amizade mesmo, um amigo mesmo tem direito de errar. Nem é nem negócio de perdoar, que a gente nem nota. As discussões da gente são sempre para chegar em um resultado melhor. Não é disputa individual de personalidade”, afirma Alex. “No meio disso tudo tem também aquela coisa mais prática que é a questão do respeito, da admiração. Alex é um ser humano admirável, você conversa 45 horas com Alex e ainda faz: ‘rapaz, só passou um dia?”, explica Escurinho.
Escurinho explica que os dois passaram 10 anos sem trabalhar juntos, mas nunca deixaram a amizade de lado. A parceria na música voltou recentemente, há cerca de seis meses, quando voltaram a trabalhar em um show de homenagem ao disco 'Malocage', que completou 20 anos em 2023. Além da colaboração dos amigos, o projeto também contou com a mesma banda de Escurinho da época do disco.
Sem contar mais detalhes, os músicos garantem que a parceria deve continuar forte em um novo projeto dos amigos.
Comentários