icon search
icon search
home icon Home > política
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Comissão de educação da Assembleia aprova nova convocação de secretário e auxiliares

O requerimento foi apresentado pelo líder da oposição, deputado George Morais (União Brasil).

Publicado em 21/05/2024 às 17:44 | Atualizado em 21/05/2024 às 18:12


				
					Comissão de educação da Assembleia aprova nova convocação de secretário e auxiliares
Secretário de educação, Antônio Roberto, em entrevista à CBN. Felipe Nunes

Deputados estaduais não desistiram de ouvir o secretário de educação do Estado, Antônio Roberto Souza, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Nesta terça-feira (21), a Comissão de Educação da Casa aprovou uma nova convocação do secretário e das auxiliares da pasta, Pollyana Loreto e Maria Elizabete de Araújo.

O requerimento foi apresentado pelo líder da oposição e integrante da Comissão, deputado George Morais (União Brasil), tendo recebido os votos favoráveis dos deputados Anderson Monteiro (MDB), Chió (Rede) e Cida Ramos (PT), que preside a Comissão.

O último membro titular da Comissão de Educação, deputado Chico Mendes (PSB), líder do governo, estava ausente da reunião.

De acordo com George Morais, o requerimento que torna obrigatória a presença dos gestores da educação paraibana perante a respectiva Comissão foi motivado pela necessidade de “debater o atual momento da educação no Estado da Paraíba”.

“A Comissão de Educação cumpre seu relevante papel e, nos termos regimentais, convoca os Secretários de Estado para prestar esclarecimentos e informações sobre a situação da educação paraibana, visando colaborar com a construção de soluções diante dos problemas apresentados no ensino público”, afirmou o deputado.

Já a deputada Cida Ramos disse que entre os pontos que serão discutidos com os secretários, está a infraestrutura das escolas estaduais e melhorias na qualidade do ensino. "Se a gente pode melhorar as coisas, por que não chamá-los? Queremos contribuir e ajudar a melhorar a educação em nosso estado", disse.

Caberá à Comissão fixar as novas datas para comparecimento dos Secretários de Estado, que serão ouvidos individualmente.

Convocação anterior

No dia 08 de maio, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, anunciou o cancelamento das convocações do secretário de educação e de suas auxiliares no plenário da Casa. A Casa aprovou "convites" aos secretários, o que não lhes obriga a marcar presença.

Antes, as convocações haviam sido aprovadas em meio a diversas críticas feitas por parlamentares de oposição e da base à falta de habilidade política dos gestores, mas o governo agiu nos bastidores para anular a ida obrigatória dos secretários à Casa.

Agora, o deputado George Morais se baseou em dois trechos do Regimento Interno da Assembleia, que preveem a convocação de Secretário de Estado por Comissões Permanentes.

O Art. 26 afirma que uma das competências das Comissões Permanentes é a convocação de Secretários de Estado para prestar, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado".

Já o § 2° do Art. 264, que também trata da convocação de secretários, prevê "crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada, aceita pela Casa ou pelo colegiado".

Imagem

Felipe Nunes

Tags

Comentários

Leia Também