CONVERSA POLÍTICA
OPINIÃO: PMJP dá exemplo ao fazer campanha contra as fogueiras
Uma tradição individual ou de grupos que prejudica a maioria, que está em desconexão com o tempo, deve ser adaptada, modificada ou extinta.
Publicado em 06/06/2024 às 12:48 | Atualizado em 06/06/2024 às 12:58
A prefeitura de João Pessoa faz um aceno importante para sociedade e dá exemplo ao desestimular as fogueiras nas ruas da cidade nesse período junino.
Nas redes sociais, disse “Cuidado para não se queimar nesse São João! Evite acender fogueiras. A fumaça piora os quadros de saúde de pessoas com doenças respiratórias, principalmente crianças e idosos”.
A postagem foi feita logo depois da Assembleia Legislativa revogar legislação que as proibia. Com medo da opinião pública, que resgata a tradição para justificar a volta das fogueiras, os deputados aprovaram um retrocesso.
Uma tradição individual ou de grupos que prejudica a maioria, que está em desconexão com o tempo, deve ser adaptada, modificada ou extinta. Talvez, deve mesmo ficar apenas na memória afetiva ou nas histórias.
As fogueiras, do jeito que já foram um dia, não cabem mais. Sobrecarregam o sistema de saúde, estimulam a compra e venda de madeiras ilegais, poluem o meio ambiente. Há vários motivos negativos para deixar esse hábito na cenografia e nos desenhos, assim como foram os balões.
Em nome da tradição, até um dia desses as mulheres tinham que pedir autorização do marido para fazer laqueadura; ou viam seus algozes serem absolvidos pela defesa da honra. Em nome da tradição, do charme o cigarro matava milhões de câncer de pulmão.
A sociedade evolui e as mudanças são necessárias para o bem comum. A AL erra e esperamos que o governador João Azevêdo vete a revogação. A prefeitura de João Pessoa fez a sua parte e como a maior do estado pode estimular outras gestões fazerem o mesmo.
Comentários