icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Ricardo Coutinho ordena início das obras do Parque Parahyba

Governador criticou a prefeitura por não ter executado a obra. 

Publicado em 04/07/2016 às 12:25

O governador Ricardo Coutinho (PSB) assinou na manhã de segunda-feira (4) a ordem de serviço para implantação da primeira etapa do Parque Linear Parahyba, em João Pessoa. O obra, orçada em R$ 2,9 milhões, vai urbanizar as áreas marginais aos dois canais do rio Paraíba, que cortam os bairros Aeroclube, Jardim Oceania e Bessa. Pelo discurso dos socialistas, a questão dos parques devem ser um das plataformas para os embates eleitorais na campanha para a prefeito da capital.

Coutinho criticou o fato do governo do Estado ter que assumir uma obra que é competência da gestão municipal. “Eu sonho com um futuro em outro momento, outra concepção, que a prefeitura assuma sua parte. O Estado está fazendo aqui que é responsabilidade da prefeitura”, declarou, se referindo ao desejo de eleger a ex-secretária de desenvolvimento Cida Ramos prefeita da capital.

O governador lembrou que fez o projeto para o Parque em 2010, quando ainda era prefeito de João Pessoa.
Com a urbanização, o local irá ganhar ciclovias, academia de ginástica, estacionamento, áreas de convivência, quadras esportivas e playground, entre outros benefícios.
O governo do estado pretende entregar toda obra até dezembro deste ano, mas para mirar os holofotes sobre a obra, Coutinho disse que deve ir liberando os espaços à medida em que forem concluídos. “Temos recursos assegurados em caixa. Não iria pagar o mico de deixar obra parada como outros fazem”, alfinetou.
A obra que será iniciada, no entanto, é apenas uma etapa do Parque Linear Parahyba. A segunda fase só deve ser liberada após um imbróglio entre a prefeitura de João Pessoa e o Aeroclube da capital na Justiça. O trecho abrange as imediações do Aeroclube, o trecho do canal nas proximidades da BR-230 e uma área no Bessa, no final da Avenida Campos Sales.
Parque na Justiça
Em março de 2011, o então prefeito de JP, Luciano Agra, e a ex-secretária de Planejamento, Estela Bezerra, participaram de uma audiência pública no Bessa, para discutir e apresentar o projeto do Parque Parahyba. Os moradores ficaram empolgados com a ideia, mas ela não saiu do papel, até que em 2012 a Prefeitura emitiu um decreto de desapropriação, já com um projeto para a urbanização do local.
O decreto, entretanto, foi anulado pela 3ª Vara da Justiça Federal na Paraíba. Atualmente, o processo se encontra no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que julga recursos interpostos pelos proprietários do espaço.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp