icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pedido para armar tenda termina hoje

Cadastro das famílias que querem instalar as estruturas para o Réveillon na orla pode ser feito até as 16h.

Publicado em 27/12/2013 às 8:00 | Atualizado em 17/05/2023 às 12:20

Mais de 200 comerciantes informais foram autorizados a instalar tendas para trabalhar durante o Réveillon na orla de João Pessoa. O sorteio das áreas onde os comerciantes vão colocar os equipamentos aconteceu na manhã de ontem na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da capital. Já o prazo para as famílias solicitarem autorização para instalar tendas, que acabaria ontem, foi prorrogado até hoje. Dados parciais apontam que 500 famílias já fizeram o pedido.

De acordo com o diretor de serviços da Sedurb, Flávio Monteiro, seis trechos compreendidos entre a praia de Tambaú até a ponta final do Cabo Branco, local de maior concentração de pessoas na festa da virada, foram mapeados e divididos em lotes. No Busto de Tamandaré, onde estarão montados os dois palcos principais para apresentações de artistas, haverá uma área reservada exclusivamente para as pessoas que forem assistir aos shows. Em direção ao Cabo Branco, haverá cinco lotes reservados para colocação de tendas enquanto em Tambaú, também, haverá mais espaço para tendas.

“Toda área reservada para instalação de tendas estará identificada. Vamos sinalizar os lotes e as áreas para facilitar a colocação dos equipamentos”, argumentou o diretor de cadastramento da Sedurb, Luciano Medeiros. Contudo, ele chama atenção para a fiscalização que acontecerá no dia 31.

Cerca de 50 agentes de controle da Sedurb estarão no local da festa que ainda contará com a participação de equipes da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

Ainda em relação a instalação de tendas, não será permitida a montagem destes equipamentos nas dunas e na vegetação da praia, assim como no trecho de 21 metros reservado para shows, na praia de Tambaú. “No dia da festa, vamos estar na orla com equipes fiscalizando toda área”, afirmou Medeiros.

Para orientar os comerciantes informais e as famílias, a equipe da Sedurb também vai instalar duas tendas na orla, no dia 31, e das 12h às 18h vai prestar informações sobre os locais já liberados. Equipes da Vigilância Sanitária Municipal vão inspecionar as barracas no dia da festa.

Foram autorizados a trabalhar no Réveillon 15 pipoqueiros, 20 vendedores de caipirosca, 57 churrasqueiros e 125 vendedores de bebidas. A instalação das tendas autorizadas para exploração comercial só poderá acontecer a partir das 18h do dia 30 enquanto as tendas montadas pelas famílias estão autorizadas a ser armadas a partir das 12h do dia 31.

O cadastro das famílias acontece até as 16h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

A megaestrutura do Réveillon, no Busto de Tamandaré deve estar concluída no próximo domingo conforme informações da Fundação Cultural (Funjope). Dois palcos medindo 15 x 12 metros vão servir para o revezamento das atrações de Réveillon e da abertura do Extremo Cultural, em 4 de janeiro. Mais seis telões em alta definição espalhados em diversos pontos farão a transmissão simultânea das apresentações para garantir a comodidade do público.

ATRAÇÕES
As atrações musicais do Réveillon vão subir ao palco às 20h. Os primeiros são os irmãos sertanejos Paulo Sérgio & Daniel, com o samba sertanejo. Às 22h45, conforme a programação, é a vez de o reggae brasiliense do Natiruts invadir o palco para um show de uma hora de duração. À meia-noite, o espetáculo sai do palco e ganha os céus, com um show pirotécnico de 13 minutos de duração. Os fogos anunciam Sambô, a atração principal da noite. Por último, a dj CrisL assume as pick-ups já às 2h30.

Segurança.
Em relação à segurança, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) de João Pessoa organizou um esquema especial para a noite de Réveillon. Cerca de 150 guardas municipais foram escalados para trabalhar durante toda a festa.

Segundo o secretário da Semusb, Geraldo Amorim, haverá um efetivo especial desde cedo na área da orla, que foi treinado pela Marinha para fazer a vigilância dos fogos de artifício da festa. “Teremos uma operação aquática com 20 homens capacitados para resguardar a balsa com os fogos de artifício até a queima deles à meia-noite”, afirmou.

O esquema de segurança vai funcionar das 19h do dia 31 de dezembro até a manhã do dia 1° de janeiro, com os guardas distribuídos nos diversos postos instalados nos arredores do Busto. “Em terra haverá ainda uma equipe para guardar os equipamentos e, em caso de necessidade, auxiliar a equipe embarcada”, explicou Geraldo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp