icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Plebiscito que pode mudar nome de João Pessoa será julgado pelo TJPB, decide TRE-PB

A ação foi proposta pelo advogado Raoni Vita, considerando previsão na Constituição Estadual.

Publicado em 09/12/2024 às 15:42 | Atualizado em 09/12/2024 às 17:38


				
					Plebiscito que pode mudar nome de João Pessoa será julgado pelo TJPB, decide TRE-PB
Letreiro instalado em João Pessoa | Foto: Divulgação. Divulgação/PMJP

Após três adiamentos, os membros do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) analisaram nesta segunda-feira (9) uma ação para realização de um plebiscito sobre o nome da capital paraibana.

Os membros seguiram, por unanimidade, o voto do relator do caso, o desembargador Oswaldo Trigueiro. Ele julgou que o TRE-PB é incompetente para analisar o caso e decidiu que o pedido deve ser apreciado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

Oswaldo Trigueiro do Vale Filho ressaltou que “à Justiça Eleitoral compete, em suma, tão somente regulamentar os procedimentos e executar o plebiscito, desde que devidamente autorizada por lei estadual nela constando, inclusive, a previsão orçamentária para fazer ônus de custos relativos à sua organização”.

Decisão segue posição do MPE

Este também foi o posicionamento do Ministério Público Eleitoral (MPE). Na sessão, o procurador regional eleitoral Renan Paes Felixa reiterou parecer da procuradora Acácia Suassuna de que a iniciativa para convocar plebiscito para alteração do nome da Capital é da Assembleia Legislativa, a quem incumbe, através de Lei, elaborar os termos da consulta, indicando os parâmetros a serem adotados pelo TRE, cuja atribuição se restringe a organizar e executar a consulta plebiscitária.

Tema polêmico

A ação para fazer valer o que diz a Constituição Estadual sobre a definição do nome da capital ser definida através de plebiscito foi proposta pelo advogado Raoni Vita em fevereiro de 2023. Inicialmente, o plano do autor do mandado de injução era de que a população de João Pessoa fosse consultada nas eleições 2024.

A capital paraibana foi nomeada de João Pessoa em 1930, em homenagem ao ex-governador de mesmo nome. Nas últimas décadas surgiu movimentos questionando o tributo. Um deles é do ex-vereador e músico mestre Fuba, lidera o ‘Movimento Paraíba Capital Parahyba’ desde 2007.

Em 2013, houve uma campanha para coleta de assinaturas para pedir à Assembleia Legislativa do Estado a instalação de um plebiscito sobre o nome da cidade de João Pessoa.

Após a ação de Raoni Vita para que o plebiscito fosse realizado, o deputado Hervázio Bezerra (PSB) conseguiu protocolar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para 'sepultar' o plebiscito. A ideia é retirar da Constituição do estado a previsão de do plebiscito. A proposta ainda não analisadas pelos deputados. Caso seja aprovada, enterra de vez o debate para a consulta popular.

Letreiro instalado em João Pessoa | Foto: Divulgação

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp