icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Pesquisa aponta Treze como dono da maior torcida da Paraíba

Pela primeira vez, um instituto se preocupou apenas com a realidade local e traçou um perfil dos clubes do Estado.

Publicado em 13/12/2011 às 8:00

Quem tem a maior torcida da Paraíba? A pergunta atormentava os torcedores até ontem, quando o Insituto Datavox divulgou a primeira grande pesquisa sobre o futebol paraibano. Pela primeira vez, um instituto se preocupou apenas com a realidade local e traçou um perfil dos clubes do Estado.

O Treze lidera com 41,8% dos torcedores, quase o dobro de torcedores de Campinense (21,1%) e Botafogo (20,4%), que estão empatados tecnicamente - a margem de erro é de 1,2 pontos percentuais para mais ou para menos, de acordo com o Datavox.

A pesquisa também confirma algumas premissas. Por exemplo, João Pessoa é a cidade que menos torce por times da região - 61,5% dos entrevistados dizem que não torcem por nenhum time paraibano. Fenômeno contrário é visto em Campina Grande, onde 62,4% dos entrevistados dizem ter um time da Paraíba para torcer.

Por outro lado, o Botafogo se confirma como o time de maior torcida na capital paraibana. Daqueles que dizem torcer por um time do Estado, nada menos que 60,1% cravaram o Belo como time do coração.

Em Campina Grande, a novidade não fica por conta da liderança óbvia de Treze (54,9%) e Campinense (32,2%), e sim pelo inusitado terceiro lugar da Desportiva Guarabira (6,6%).

O Espantalho, aliás, também tem a maior torcida em sua cidade (56,9%), bem à frente do Treze (21,6%). Em Patos, os dois times da cidade monopolizam mais de 70% da torcida, praticamente não dando espaço para outros clubes - veja os números completos na página ao lado.

A pesquisa também quis saber para qual time fora do Estado o paraibano torce. O Flamengo lidera com 49,6% - ou seja, na Paraíba tem mais flamenguista do que trezeano. O Datavox, no entanto, separou os clubes em dois grupos - os daqui e os de fora. Ou seja, um mesmo torcedor pode ser flamenguista e trezeano, por exemplo.

Outra surpresa na pesquisa nacional foi o fato do Corinthians aperecer como a segunda maior torcida, à frente do Vasco, terceiro colocado. Muita gente imaginava uma supremacia maior dos times cariocas - o Botafogo-RJ é apenas o sexto colocado no ranking e o Fluminense vem uma posição atrás.

É importante frisar que a pesquisa foi feita em setembro do ano passado e apenas com pessoas acima de 16 anos, o que acaba inibindo alguns números.

Isso quer dizer que a boa campanha do Vasco este ano, quando foi campeão da Copa do Brasil e vice do Brasileiro, não influenciou na pesquisa.

REPERCUSSÃO
A pesquisa divulgada ontem provocou reações distintas entre os dirigentes dos três principais clubes da Paraíba. Como não poderia deixar de ser, o Treze comemorou a indicação do clube de maior torcida no Estado.

“É mais uma pesquisa em que o Treze aparece na ponta. Isso é fruto de uma paixão dos seus torcedores, que a cada dia cresce não só no Estado, como também em todo o país”, comentou o diretor de Futebol do Galo, Josimar Barbosa, o Joba.

Já o diretor de Comunicação do Campinense, Tiago Melo, preferiu desconsiderar o instituto responsável pela pesquisa.
“Esse instituto de pesquisa é o mesmo que apontava como certa a vitória do candidato José Maranhão nas eleições para governador no ano passado. E todos já sabem no que deu. O que vale, na verdade, é a presença no campo”, sugeriu.

O Botafogo, por sua vez, minimizou o resultado, até certo ponto surpreendente. O gerente de Futebol Carlos Lira disse que todo o pensamento do clube neste momento está voltado para a temporada 2012.

“Para ser sincero, com a ‘correria’ dos últimos dias, por causa da montagem do elenco, não tivemos nem tempo de analisar estes números de uma maneira minunciosa. Apesar disso, está no nosso planejamento incentivar a volta dos torcedores aos estádios. Precisamos recuperar a autoestima deles”, declarou Carlinhos.

O Auto Esporte, com apenas 1,3% de torcedores no Estado (atrás de Nacional de Patos, Sousa e até da Desportiva) pareceu resignado com o resultado.

“A ausência de resultados significativos nas temporadas anteriores contribuiu diretamente para isso. Agora é aproveitar o momento, com este título da Copa Paraíba, e buscar fortalecer a torcida automobilista na Paraíba”, falou o diretor de Futebol do clube, Paulo Raniere.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp