ESPORTES
Pesquisa aponta Treze como dono da maior torcida da Paraíba
Pela primeira vez, um instituto se preocupou apenas com a realidade local e traçou um perfil dos clubes do Estado.
Publicado em 13/12/2011 às 8:00
Quem tem a maior torcida da Paraíba? A pergunta atormentava os torcedores até ontem, quando o Insituto Datavox divulgou a primeira grande pesquisa sobre o futebol paraibano. Pela primeira vez, um instituto se preocupou apenas com a realidade local e traçou um perfil dos clubes do Estado.
O Treze lidera com 41,8% dos torcedores, quase o dobro de torcedores de Campinense (21,1%) e Botafogo (20,4%), que estão empatados tecnicamente - a margem de erro é de 1,2 pontos percentuais para mais ou para menos, de acordo com o Datavox.
A pesquisa também confirma algumas premissas. Por exemplo, João Pessoa é a cidade que menos torce por times da região - 61,5% dos entrevistados dizem que não torcem por nenhum time paraibano. Fenômeno contrário é visto em Campina Grande, onde 62,4% dos entrevistados dizem ter um time da Paraíba para torcer.
Por outro lado, o Botafogo se confirma como o time de maior torcida na capital paraibana. Daqueles que dizem torcer por um time do Estado, nada menos que 60,1% cravaram o Belo como time do coração.
Em Campina Grande, a novidade não fica por conta da liderança óbvia de Treze (54,9%) e Campinense (32,2%), e sim pelo inusitado terceiro lugar da Desportiva Guarabira (6,6%).
O Espantalho, aliás, também tem a maior torcida em sua cidade (56,9%), bem à frente do Treze (21,6%). Em Patos, os dois times da cidade monopolizam mais de 70% da torcida, praticamente não dando espaço para outros clubes - veja os números completos na página ao lado.
A pesquisa também quis saber para qual time fora do Estado o paraibano torce. O Flamengo lidera com 49,6% - ou seja, na Paraíba tem mais flamenguista do que trezeano. O Datavox, no entanto, separou os clubes em dois grupos - os daqui e os de fora. Ou seja, um mesmo torcedor pode ser flamenguista e trezeano, por exemplo.
Outra surpresa na pesquisa nacional foi o fato do Corinthians aperecer como a segunda maior torcida, à frente do Vasco, terceiro colocado. Muita gente imaginava uma supremacia maior dos times cariocas - o Botafogo-RJ é apenas o sexto colocado no ranking e o Fluminense vem uma posição atrás.
É importante frisar que a pesquisa foi feita em setembro do ano passado e apenas com pessoas acima de 16 anos, o que acaba inibindo alguns números.
Isso quer dizer que a boa campanha do Vasco este ano, quando foi campeão da Copa do Brasil e vice do Brasileiro, não influenciou na pesquisa.
REPERCUSSÃO
A pesquisa divulgada ontem provocou reações distintas entre os dirigentes dos três principais clubes da Paraíba. Como não poderia deixar de ser, o Treze comemorou a indicação do clube de maior torcida no Estado.
“É mais uma pesquisa em que o Treze aparece na ponta. Isso é fruto de uma paixão dos seus torcedores, que a cada dia cresce não só no Estado, como também em todo o país”, comentou o diretor de Futebol do Galo, Josimar Barbosa, o Joba.
Já o diretor de Comunicação do Campinense, Tiago Melo, preferiu desconsiderar o instituto responsável pela pesquisa.
“Esse instituto de pesquisa é o mesmo que apontava como certa a vitória do candidato José Maranhão nas eleições para governador no ano passado. E todos já sabem no que deu. O que vale, na verdade, é a presença no campo”, sugeriu.
O Botafogo, por sua vez, minimizou o resultado, até certo ponto surpreendente. O gerente de Futebol Carlos Lira disse que todo o pensamento do clube neste momento está voltado para a temporada 2012.
“Para ser sincero, com a ‘correria’ dos últimos dias, por causa da montagem do elenco, não tivemos nem tempo de analisar estes números de uma maneira minunciosa. Apesar disso, está no nosso planejamento incentivar a volta dos torcedores aos estádios. Precisamos recuperar a autoestima deles”, declarou Carlinhos.
O Auto Esporte, com apenas 1,3% de torcedores no Estado (atrás de Nacional de Patos, Sousa e até da Desportiva) pareceu resignado com o resultado.
“A ausência de resultados significativos nas temporadas anteriores contribuiu diretamente para isso. Agora é aproveitar o momento, com este título da Copa Paraíba, e buscar fortalecer a torcida automobilista na Paraíba”, falou o diretor de Futebol do clube, Paulo Raniere.
Comentários