icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Investir também para ter aposentadoria tranquila

Plano de previdência privada é aposta para ter uma aposentadoria 'mais gorda'. 

Publicado em 05/08/2012 às 6:00


Para aqueles que desejam uma aposentadoria tranquila, uma das opções é recorrer aos investimentos em previdência privada. O palestrante e consultor financeiro pessoal Erasmo Vieira traduz, em linguagem popular, que este tipo de investimento, basicamente, consiste na transferência de um valor em dinheiro para que uma empresa o administre e o devolva no futuro.

Segundo ele, é preciso deixar bem claro que esta transferência tem um custo que será abatido dos rendimentos deste capital.

“A previdência privada é uma boa forma de construir um belo futuro financeiro. Aquelas pessoas que não têm disciplina de transferir seu dinheiro para uma aplicação mensalmente e cuidar destas reservas para o futuro deve buscar um bom administrador para seu dinheiro”, comenta. Erasmo ressalta que é possível que uma pessoa administre sozinha seus investimentos, no entanto faz-se necessário um conhecimento do mercado financeiro.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o investimento mensal em Previdência Privada pode partir do mínimo de R$ 35.

O consultor financeiro acredita que, para os assalariados que pagam o Imposto de Renda descontado no contra-cheque, a modalidade Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é a mais indicada, porque poderá ser feita dedução no IR. “Isto é muito bom, pois o que iria pagar ao governo agora pode ficar rendendo juros”, explica. Já o plano Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é recomendado para pessoas que não são assalariadas, mas querem construir uma reserva para aposentadoria.

O mais importante, afirma Erasmo Vieira, é ter em mente que este é um investimento para a aposentadoria, independente do tipo de plano ou do valor investido mensalmente. Por este motivo, quanto mais tempo fique investido melhor. “Se a pessoa quer um valor melhor do que o teto na aposentadoria deve contribuir para uma previdência ou mesmo construir um fundo financeiro ou patrimônio que gere para o complemento da sua renda. Mas, se houver um resgate antecipado, quer dizer que a pessoa estará prejudicando a aposentadoria dela”, completa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp