icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Saiba como identificar diferentes tipos de golpe na internet

Aprenda a identificar fraudes e evitar diferentes tipos de golpe na internet com dicas do Procon-JP.

Publicado em 08/02/2025 às 12:12


				
					Saiba como identificar diferentes tipos de golpe na internet
Saiba como identificar diferentes tipos de golpe na internet presente em redes sociais ou sites | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil. Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que três em cada dez consumidores já sofreram ou passaram por diferentes tipos de golpe na internet. Mas você sabe como identificar tentativas de golpe? O Jornal da Paraíba mostra dicas para evitar cair em fraudes.

LEIA TAMBÉM:

O número de pessoas que já caíram em golpes pela internet representa 32% da população do país. Essas pessoas deixaram de receber o produto comprado em sites falsos ou tiveram dados bancários e pessoais vazados.

O secretário do Procon de João Pessoa, Rougger Guerra, deu uma série de dicas de como identificar e evitar diferentes tipos de golpe na internet.

Tipos de golpe na internet

A maioria dos golpes são aplicados através de ofertas de produtos online, com preços muito abaixo da média e com muitas opções de parcelamento. De acordo com o secretário do Procon de João Pessoa, Rougger Guerra, é essencial desconfiar de ofertas que apresentem essas características.

“Desconfiem sempre de tudo. Principalmente quando vocês verem promoções muito atraentes, com valores muito abaixo do mercado. Esse talvez seja o principal indicativo de golpe ou de fraude", aconselha.

O secretário destaca ainda o alto volume de compras online, que teve um crescimento durante o período da pandemia e promoveu a prática de compras através de redes sociais. Segundo Rougger Guerra, essas plataformas costumam ser utilizadas por golpistas para enganar compradores.

"Tome muito cuidado com compras feitas em ambientes de redes sociais. Por muitas vezes, nós encontramos ali vendedores não qualificados, sem especificação do local da sede física da empresa, sem CNPJ ou site próprio. Desconfie muito desses vendedores de redes sociais”, afirma.

Estratégias usadas em golpes na internet

Entre as estratégias usadas por golpistas na internet, estão a criação de sites ou perfis falsos em redes socias, usando nome de marcas conhecidas ou inteligência artificial para simular influenciadores famosos recomendando a compra.

“Se você estiver vendo uma oferta ou promoção de uma loja que você conhece, seja no Instagram ou Facebook, ou em qualquer outra rede social, entre diretamente na loja. Não entre em links nas redes sociais, porque eles podem te levar a um site que aparentemente é de uma empresa conhecida, renomada, mas na verdade se trata de uma fraude ou de um golpe”, explica o secretário do Procon-JP.

O secretário ainda frisa que, na dúvida, a melhor opção é entrar em contato com o Procon para que eles analisem a empresa e os vendedores que fizeram a oferta, para saber se se trata de uma compra nacional ou internacional, e de uma empresa verdadeira.

"Esse é outro problema que a gente vem enfrentando, de vendedores se passando por empresas locais enquanto são meros intermediadores de produtos vindos do exterior com deficiência de qualidade e sem passar pelos órgãos técnicos do país", revela.

Golpes no mercado financeiro

Outro ponto que precisa de atenção no que diz respeito a evitar diferentes tipos de golpe na internet são as tentativas de fraude no mercado financeiro através da contratação de empréstimos, empréstimos consignados, ou de falsas ligações de banco que buscam roubar os dados pessoais dos clientes.

“Existem hoje ligações de centrais telefônicas com todas as características de uma ligação lícita do seu fornecedor, do seu banco, mas que na verdade tratam-se de golpes", alerta Rougger Guerra.

"Entrem em contato com as empresas efetivamente e não aceitem ligações, mesmo que pareçam ligações legais, de tentativa de contratação ou de fornecimento de dados. Os seus dados sensíveis, como nome completo, CPF, endereço, só devem ser repassados quando houver a certeza de que você está falando com um fornecedor legalizado”, reafirma o secretário do Procon-JP.

Imagem

Mabel Pontes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp