SAÚDE
Prevenção contra bronquiolite: onde tomar medicamento pelo SUS na PB
Doses são aplicadas em bebês prematuros e crianças com cardiopatia ou doença pulmonar crônica.
Publicado em 26/02/2025 às 15:41

Crianças prematuras, cardiopatas ou com doenças pulmonares crônicas na Paraíba podem receber, gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS), a aplicação do Palivizumabe, medicamento que previne infecções graves causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por casos de bronquiolite com risco de morte.
O Palivizumabe, uma imunoglobulina que age bloqueando o vírus, está sendo aplicado em cinco polos de saúde do estado desde a última terça-feira (25), com datas programadas até julho.
O público-alvo inclui prematuros nascidos com menos de 29 semanas de gestação e com idade inferior a 1 ano, além de crianças menores de 2 anos com doença pulmonar crônica ou cardiopatia congênita. No estado, o protocolo foi ampliado para incluir também bebês prematuros nascidos entre 29 e 30 semanas e 6 dias de gestação.
O encaminhamento é feito por serviços que acompanham os bebês (como unidades neonatais ou especializadas). As famílias são direcionadas aos polos mais próximos de suas residências.
LEIA TAMBÉM:
A pediatra Cristina Arnaud, que atende na Maternidade Frei Damião, explica que o Palivizumabe reduz o risco de formas graves da doença e reforça que medidas simples podem ajudar na prevenção.
“O vírus sincicial respiratório é o principal agente causador das bronquiolites e o Palivizumabe é um anticorpo que combate esse vírus, principalmente as formas graves. As famílias precisam manter os cuidados básicos de etiqueta respiratória, evitar contato dos bebês com pessoas doentes e ambientes com aglomerações”, disse.
Onde tomar Palivizumabe na Paraíba
A aplicação do medicamento está disponível em cinco polos de atendimento, distribuídos nas três macrorregiões de saúde do estado:
João Pessoa:
- Hospital Universitário Lauro Wanderley
- Maternidade Cândida Vargas
- Maternidade Frei Damião
Campina Grande:
- Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA)
Patos:
- Maternidade Peregrino Filho
Sousa:
- Hospital Regional de Sousa
As próximas doses estão previstas para os dias 27 de março, 25 de abril, 26 de maio, 26 de junho e 25 de julho.
Comentários