VIDA URBANA
Cagepa e Prefeitura de JP firmam parceria para ações ambientais
Segundo Deusdete Queiroga, presidente da Cagepa, o objetivo da parceria é buscar soluções para melhorar o meio ambiente na Capital.
Publicado em 09/03/2011 às 10:16
Da Redação
Com Secom-PB
ACompanhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está firmando parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para desenvolver ações de fiscalização ambiental em conjunto. O objetivo, segundo informou o presidente da estatal Deusdete Queiroga, é buscar soluções para melhorar o meio ambiente na capital.
De acordo com o presidente, as diretrizes da parceria, assim como o cronograma das primeiras atividades de fiscalização, começaram a ser discutidas com a secretária adjunta de Meio Ambiente do município, Maristela Viana, e a diretora de Controle Ambiental da Seman, Aparecida Assis. “Começamos a traçar estratégias de como e onde atuar. Existem pontos críticos que merecem e devem ser tratados com prioridade, como é o caso dos rios do Cabelo, em Mangabeira, e Cuiá, no Valentina”, disse.
Segundo Deusdete, a sugestão da Cagepa é, após o Carnaval, iniciar a fiscalização pelo rio do Cabelo. “Frequentemente recebemos informação de que esgotos estão escorrendo para o leito do rio. Nossa meta é, junto com a Secretaria de Meio Ambiente da Capital, encontrar medidas para sanar o problema”, afirmou.
Queiroga destacou ainda que, como a Cagepa é responsável por grande parte do sistema de esgotamento sanitário da Capital, é comum a população atribuir à empresa a total responsabilidade pelos esgotos estourados nas ruas e, consequentemente, pelos esgotos despejados nos rios. Ele lembrou, no entanto, que, em João Pessoa, ainda existem áreas desprovidas de rede de esgotamento e que, nestes casos, as pessoas costumam destinar as águas servidas e até os esgotos domésticos diretamente para as ruas. “Esse material acaba caindo na galeria pluvial e, muitas vezes, num leito de rio”, falou.
Deusdete Queiroga reforçou o compromisso em continuar monitorando e controlando o sistema de esgotamento sanitário da Cagepa na Capital. Ele lembrou que a empresa já vem fazendo investimentos, no sentido de garantir a eficiência dos serviços de esgotos. “Em apenas dois meses de gestão, recuperamos parte da frota de caminhões. Quando assumimos, dos cinco caminhões de jato e sucção, apenas um estava funcionando. Já conseguimos recuperar quatro e estamos trabalhando para, após o carnaval, contarmos com mais um”, assegurou.
“Estamos também elaborando projeto para a colocação de geradores nas 49 Estações Elevatórias de Esgotos existentes na Capital. Essa medida irá evitar que, em casos de falta de energia elétrica, por exemplo, a Elevatória pare de funcionar e os esgotos sejam lançados nos rios. Estamos providenciando também a aquisição de conjuntos motor bombas reservas para assegurar o total funcionamento das Elevatórias”, concluiu Queiroga.
Comentários