COTIDIANO
Câmara de vereadores de Bayeux abre CPI para investigar possíveis fraudes em concurso
Comissão busca esclarecer a falta de convocação dos aprovados.
Publicado em 26/05/2025 às 15:30

A Câmara Municipal de Bayeux aprovou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades no concurso público realizado na cidade em 2024.
A decisão foi tomada na última quinta-feira (22), após reclamações de aprovados e questionamentos sobre a falta de nomeações. A primeira reunião da CPI está marcada para a próxima terça-feira (27).
O concurso foi anunciado em 2021, mas foi suspenso pela Justiça e só aconteceu três anos depois. A seleção previa quase 500 vagas para contratação imediata. Só que mesmo após a homologação, poucos candidatos foram chamados.
LEIA TAMBÉM:
O presidente da Câmara, Adriano Martins, disse que o objetivo da comissão é apurar o que de fato aconteceu.
“Estamos investigando. A gente não sabe se houve fraude. Iremos, sim, deliberar nessa reunião da comissão o chamamento para que eles possam ser ouvidos. A ex-prefeita, secretários, ex-secretários, o presidente da comissão”, disse.
MP pede convocações imediatas
Em março de 2025, o Ministério Público entrou com uma ação exigindo que os aprovados fossem chamados em 30 dias.
A líder da Comissão de Aprovados, Angelina Santos, criticou a demora.
"É desgastante. A gente tem inúmeros sonhos quando vai fazer uma prova de concurso e, quando vê que passou, cria várias expectativas. Todas foram frustradas. Quando saiu o resultado, a expectativa era assumir ainda em 2024, até porque foi uma promessa da antiga prefeita. A gente fica desacreditado, mas estamos confiantes de que a Justiça vai fazer valer os nossos direitos", disse.
Comentários