VIDA URBANA
Hospital Universitário instala tenda para abrigar pacientes em João Pessoa
Em parceria com o Exército, estrutura foi montada para quem precisa de consulta ambulatorial.
Publicado em 13/01/2016 às 7:49
Quando foi tentar marcar uma consulta no primeiro dia útil do ano no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, a aposentada Marli Gomes se assustou com a fila que, segundo ela, tinha “mais ou menos mil pessoas” e voltou para casa. Ela resolveu voltar na manhã de ontem, e apesar da fila ainda estar grande, esperou para finalmente conseguir uma consulta com o cardiologista. “Hoje, eu já passei um tempo na fila, mas até que a espera não está tão longa. O problema é que muitas vezes eles nem prestam atenção aos prioritários. Mas já teve tempo que esperei demais em uma fila assim”, relata a aposentada.
Para evitar situações como essa, o hospital resolveu instalar uma tenda para abrigar os pacientes que aguardam o atendimento ambulatorial, em parceria com o Exército Brasileiro. “É um projeto de melhor acolhimento para os pacientes que vêm para a consulta no ambulatório. Porque houve um aumento de mais de 30% no atendimento ambulatorial, formavam muitas filas e como o hospital não tem estrutura para abrigar tanta gente, resolvemos colocar essa tenda”, explica o diretor do hospital, Arnaldo Medeiros.
A tenda ainda não está em funcionamento porque a compra do equipamento de climatização ainda está em processo licitatório, mas a previsão é que até o fim do mês o serviço seja oferecido aos pacientes. “Nós temos muitas pessoas que vêm principalmente do interior, em ônibus, e esses veículos chegam muito cedo. Então, embora todo mundo saiba que nosso ambulatório só funciona a partir das 7h, muitas pessoas chegam bem mais cedo. Essas serão as pessoas mais beneficiadas pela instalação”, comenta o diretor do hospital.
A capacidade da tenda do Exército é, segundo Arnaldo Medeiros, de até 200 pessoas, enquanto o atendimento diário do ambulatório é de 500 pacientes. “No período da manhã é quando temos a maior quantidade de gente. Então, a intenção é possibilitar uma espera de maior conforto para os pacientes do SUS. Também estamos vendo se colocamos televisão e água para as pessoas que vão aguardar na tenda”, afirma o médico.
Comentários