icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Programa da UFPB lança quatro livros e três revistas

Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) apresenta novas publicações nesta quarta-feira (30) no Terraço Brasil, na capital.

Publicado em 30/05/2012 às 10:50


A produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPB está em evidência hoje em um lançamento conjunto no restaurante Terraço Brasil, às 19h, em João Pessoa.

Na ocasião, quatro livros e três edições de uma revista organizada pelos professores do programa serão apresentados ao público, levando os selos da Ideia e da Editora da UFPB.

Presentes na noite de lançamento, Amador Ribeiro Neto, Arturo Gouveia, Luiz Antonio Mousinho e Sandra Luna autografam as obras que abrangem um arco temático aberto por pesquisas nas áreas da literatura em prosa e verso, dramaturgia, televisão e cinema.

Com dois livros de poesia publicados (o segundo, Barrocidade, está esgotado e ganhará nova edição pela Landy), Amador Ribeiro Neto participa do lançamento com sua terceira coletânea de ensaios.

Epifania da Poesia: Ensaios Sobre Haicais de Saulo Mendonça (Ideia) reúne oito textos (sendo dois do próprio organizador) sobre o poeta paraibano que é mestre na arte do haicai - forma de tradição japonesa com três versos.

Segundo Amador, a compilação (que inclui uma miniantologia com os principais haicais de Saulo Mendonça) é importante para revelar "a poesia de Saulo Mendonça para os próprios paraibanos".

"Há um desconhecimento geral dos haicais de Saulo e do próprio haicai como forma poética", explica Amador. "Alguns alunos chegam às universidade sem saber o que é um haicai".

Saulo Mendonça atribui esta alienação sobre a sua obra a uma negligência crítica: "A crítica literária na Paraíba, hoje, é feita em regime de clubismo, pedantismo e egolatria", acusa o poeta, que tem três livros publicados: Libélula (1990), Pirilampo (2005) e Luz de Musgo (2008).

Sandra Luna, coordenadora do PPGL, inclui em sua bibliografia a segunda edição de Arqueologia da Ação Trágica - O Legado Grego, uma obra de fôlego que, de acordo com a autora, está sendo usada em sala de aula por turmas da área de Letras e Artes Cênicas, em várias universidade.

Luna está à frente de um dos três números da revista Graphos lançados hoje: Dossiê Dramaturgia, organizado juntamente com Alex Beigui e Arturo Gouveia, que lança Os Ciclos de Mariana - Literatura e Violência Pós-64. Luiz Antônio Mousinho vem com A Sombra Que Me Move: Ensaios Sobre Ficção e Produção de Sentido.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp