icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Funcionários da Ebserh não podem votar para reitor da UFPB

Consulta eleitoral na UFPB está marcada para acontecer nesta quarta-feira (13). Decisão do TRF mantém posicionamento determinado pela Justiça Federal.

Publicado em 12/04/2016 às 10:05

Os funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) não vão poder votar na eleição para a reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O desembargador Lázaro Guimarães, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), manteve, na segunda-feira (11), uma decisão da Justiça Federal da Paraíba que proíbe a participação dos servidores . A consulta eleitoral está marcada para acontecer nesta quarta-feira (13).

A participação dos funcionários da Ebserh na votação foi aprovada pelo Conselho Universitário da UFPB, em fevereiro. No entanto, o professor Laércio Losano entrou na Justiça contra a autorização e conseguiu a suspensão em uma decisão do juiz João Pereira de Andrade Filho, da 1ª Vara Federal da Paraíba.

Insatisfeita com a decisão, a UFPB entrou com um agravo no TRF5. Na análise da processo, o desembargador manteve o entendimento do juiz de 1ª instância. Segundo ele, não há sentido em permitir a participação dos empregados da Ebserh no processo de votação. “Ainda que aquela empresa pública esteja vinculada contratualmente à UFPB, os seus empregados estão submetidos a regime jurídico diverso daquele ao qual estão submetidos os servidores da universidade, e não há, por parte dos empregados da Ebserh, qualquer dever de obediência ou subordinação em relação ao reitor da UFPB”, afirma ao negar o pedido.

O magistrado diz ainda que a Ebserh foi criada com o único intuito de prestação de serviços e assistência à saúde e não deve ter participação em questões do âmbito da educação.

A UFPB entrou com um pedido de reconsideração, mas o desembargador ainda não se pronunciou sobre isso. O JORNAL DA PARAÍBA tentou falar com a Comissão Eleitoral que organiza o pleito na instituição, mas as ligações não foram atendidas.


A eleição

Quatro chapas estão homologadas para a disputa de reitor e vice-reitor da UFPB. Concorrem: Luis de Sousa Junior e Terezinha Domiciano Dantas Martins; José Francisco de Melo Neto e Ivonaldo Neres Leite; Valdiney Veloso Gouveia e Viviany Silva Araújo Pessoa; e Margareth de Fátima Melo Diniz (que disputa a reeleição) e Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira.

A votação e a totalização dos votos serão feitas através de urnas eletrônicas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. O horário de funcionamento das mesas receptoras de votos será das oito às 21 horas do dia da Consulta Eleitoral, ininterruptamente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp