icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Exército limpa Fortaleza de Santa Catarina

Os serviços estão sendo executados por uma média diária de 170 homens.

Publicado em 24/07/2014 às 9:13 | Atualizado em 07/02/2024 às 11:05

Militares do Exército Brasileiro em João Pessoa estão realizando atividades de limpeza e capinação no Forte de Santa Catarina, edificação histórica construída em Cabedelo, na Região Metropolitana da capital. Os serviços, executados por uma média diária de 170 homens, fazem parte de uma ação conjunta entre o 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (15º BI Mtz) e 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º RCMec). As intervenções foram iniciadas na manhã da última segunda-feira e deverão ser concluídas no final da tarde de hoje.

Segundo o coordenador da missão, que é do 1º Gpt E, coronel Osmar Nunes, os órgãos responsáveis pela Fortaleza de Santa Catarina solicitaram ao governo do Estado um apoio para a realização de uma manutenção no local. “O governador, reunido com o comandante do Grupamento de Engenharia, general Teixeira, redigiu uma carta de intenções que foi encaminhada ao Grupamento para que fosse feita uma limpeza e capina interna e externa na Fortaleza e nas muralhas. A principal missão do Exército, que foi acordado, é a manutenção e conservação do patrimônio histórico e cultural da União”, afirmou.

O coordenador disse que, inicialmente, durante o planejamento da missão “enxergamos a necessidade de três dias úteis para a execução das atividades, e tudo indica que conseguiremos finalizar a missão nesse prazo”. “Infelizmente, a própria população coloca lixo no entorno da Fortaleza, que precisava de uma ação emergencial, já que é um ponto turístico, mas que estava sem manutenção”, frisou. O oficial acrescentou que a Prefeitura Municipal de Cabedelo também dará apoio às ações, fazendo a remoção e destinação adequada do material retirado das edificações, como capim e lixo.

O coronel Osmar Nunes comandou a duplicação da rodovia federal BR-101, bem como as demais obras executadas pelo Exército Brasileiro no Nordeste, que são executadas pelo 1º Grupamento de Engenharia, que conta com engenheiros e arquitetos de graduação acadêmica.

Ação positiva.
O presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, Osvaldo da Costa Carvalho, avaliou de forma positiva a ação realizada pelo Exército Brasileiro que ocorreu pela terceira vez. “Já fizemos essa etapa com o exército por três vezes. Essa é uma contribuição para a realização de serviços essenciais e emergenciais e um início para a retomada da manutenção do ajardinamento e limpeza, bem como dos cuidados com a infraestrutura da Fortaleza”, declarou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp