icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Greve ameaça registro de candidaturas na PB

Greve que começou nesta segunda-feira (2) deve se estender até o último dia de registro das candidaturas e pode comprometer o processo.

Publicado em 03/07/2012 às 6:00


A greve dos servidores dos cartórios eleitorais iniciada ontem pode prejudicar o registro das candidaturas em toda a Paraíba.

Segundo o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal na Paraíba (Sindijufe-PB), a greve, que ocorre em nível nacional, deve se estender até o último dia de registro das candidaturas, que é a próxima quinta-feira, e pode comprometer os trabalhos durante o período. Para discutir o problema, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, convocou os presidentes de todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país para uma reunião às 10h de hoje, em Brasília.

De acordo com o coordenador geral do Sindijufe-PB, Marcos Antônio Lopes, há a expectativa da adesão de parte dos dois mil servidores do Judiciário federal no Estado, entre Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho e Justiça Federal, mas que o foco principal da paralisação são os 165 servidores que trabalham em cartórios eleitorais em 66 municípios da Paraíba. “É provável que a greve afete o registro das candidaturas, já que este é um período de movimentação intensa nos cartórios”, avaliou. Servidores de 15 estados também estão em greve.

Lopes disse que os servidores do Judiciário são a única categoria do Brasil que não recebeu nenhum ajuste salarial nos últimos seis anos, e a greve é a única forma de pressionar por melhorias salariais. “Segundo estudos, o impacto médio na folha salarial, se nossas reivindicações forem atendidas, será de 30%, e a inflação acumulada nestes seis anos é de 36%. Ainda assim, estaremos com os salários defasados”, avaliou o sindicalista.

Em João Pessoa, o cartório da 64ª Zona Eleitoral ficará responsável pelo registro de candidaturas. De acordo com o juiz titular da Zona Eleitoral, Fabiano Moura de Moura, a paralisação não deve afetar os trabalhos. “Tivemos uma reunião com a equipe na semana passada e a maioria dos servidores do cartório, que são cedidos à Justiça Eleitoral, estão dispostos a trabalhar para que não haja nenhum atraso e para que consigamos cumprir rigorosamente o calendário eleitoral”, assegurou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp