CONVERSA POLÍTICA
Tarifaço: Motta e Alcolumbre defendem saída diplomática e resposta com Lei da Reciprocidade
Desde ontem, quando a decisão do presidente americano foi divulgada, eles evitaram comentar o assunto.
Publicado em 10/07/2025 às 17:17

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e do Senado, Davi Alcolumbre (União), divulgaram uma nota conjunta nesta quinta-feira (10), sobre a crise gerada com a imposição de taxa de 50% pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao comércio brasileiro.
Desde ontem, quando a decisão do presidente americano foi divulgada, eles evitaram comentar o assunto e foram cobrados por um posicionamento público sobre o problema, que afronta a autonomia do Brasil.
Na nota eles evitaram usar um tom duro e pregaram diálogo "nos campos diplomático e comercial".
“A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial”, diz um trecho do comunicado.
Lei da Reciprocidade
A resposta brasileira, segundo os parlamentares, será ancorada na Lei da Reciprocidade Econômica, que foi aprovada recentemente pelo Legislativo, que permite ao país adotar medidas simétricas diante de ações comerciais consideradas hostis ou unilaterais por parceiros estrangeiros.
A lei vem sendo vista como um instrumento de proteção à soberania econômica nacional e ao setor produtivo interno.
“O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania”, afirmaram os presidentes.
Confira a nota na íntegra:
A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial.
O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania.
Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.
Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal do Congresso Nacional
Hugo Motta
Presidente da Câmara dos Deputados
Comentários