icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Moraes manda remover Cabo Gilberto de acampamento em frente ao STF; deputado está na Paraíba

Na intimação ao governador Ibaneis, o ministro citou a possibilidade de prisão em flagrante.

Publicado em 26/07/2025 às 9:15 | Atualizado em 26/07/2025 às 11:38


				
					Moraes manda remover Cabo Gilberto de acampamento em frente ao STF; deputado está na Paraíba
Deputado federal Cabo Gilberto. Felipe Nunes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (25), que a Polícia Federal intimasse o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para remoção imediata do deputado federal Cabo Gilberto (PL) e de mais quatro parlamentares que estariam acampados em frente à Corte, sob risco de prisão em caso de desobediência.

O parlamentar paraibano, no entanto, cumpria agenda na Paraíba quando a decisão do ministro foi assinada e se manifestou nas redes sociais: "como meu nome foi parar aí?", questionou.

Já os deputados federais Hélio Lopes (PL-RJ) e Coronel Chrisóstomo (PL-RO) deixaram o acampamento depois que o governador Ibaneis foi ao local para cumprir pessoalmente a decisão.

Apesar de não integrar o grupo dos acampados, Cabo Gilberto compartilhou imagens do local em suas redes sociais.

De acordo com a Folha de São Paulo, a decisão, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), foi tomada no âmbito do inquérito das fake news. Os deputados participavam de um protesto contra as medidas cautelares impostas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A intimação de Moraes também cita os deputados Rodrigo da Zaeli (PL-MT) e Sóstenes Cavalcante (PL-AL), "assim como quaisquer outros indivíduos que se encontrem em frente ao Supremo Tribunal Federal participando de possível prática criminosa".

Na intimação ao governador Ibaneis, o ministro citou a possibilidade de "Prisão em flagrante com base na prática de resistência ou desobediência ao ato de autoridade pública" se os parlamentares insistissem em permanecer no local.

Assim como Cabo Gilberto, o líder do PL, Sóstenes Cavalcanti, disse nas redes sociais que não participou dos acampamentos. "Estou no Rio de Janeiro, trabalhando na minha base eleitoral. Não estou em frente ao STF", escreveu.

Nesta sexta-feira (25), Cabo Gilberto participou da inauguração da nova sede do PL, em João Pessoa, com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Imagem

Felipe Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp