icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Senado aprova proposta de Efraim que libera venda de remédios em supermercados

O projeto seguirá para a análise da Câmara dos Deputados, caso não haja requerimento para votação em Plenário.

Publicado em 17/09/2025 às 12:59 | Atualizado em 17/09/2025 às 13:49


				
					Senado aprova proposta de Efraim que libera venda de remédios em supermercados
Andressa Anholete/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) uma proposta, de autoria do senador Efraim Filho (União), que autoriza a venda de medicamentos e a instalação de farmácias dentro de supermercados.

Aprovado em caráter terminativo, o parecer seguirá para a análise da Câmara dos Deputados, caso não haja requerimento para votação em Plenário.

Para se tornar lei, depois de passar pelos deputados, a proposta ainda terá de ser sancionada pelo presidente Lula (PT).

Clique aqui para seguir o canal POLÍTICA na Rede Paraíba no WhatsApp

O que diz o projeto

Demanda antiga do setor, o texto estabelece regras para o comércio de remédios no varejo, como a criação de espaços separados e a obrigação da presença física de farmacêuticos.

Formalmente, o texto altera a Lei de Controle Sanitário de Medicamentos (Lei 5.991, de 1973) para permitir a venda de medicamentos em supermercados, desde que haja um ambiente específico e exclusivo para a operação de uma farmácia.

Além da exigência do ambiente físico exclusivo e separado para a farmácia, o substitutivo determina :

  • presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento,
  • cria regras para a venda de medicamentos sujeitos a controle especial (devem ser pagos antes da entrega ou transportados em embalagens lacradas até o caixa)
  • proíbe a venda em bancadas ou gôndolas fora da área farmacêutica
  • permite o uso de canais digitais apenas para entrega, desde que respeitadas as normas sanitárias.

Debate modificou texto original

Originalmente, a proposta permitia que medicamentos isentos de prescrição fossem vendidos em supermercados com assistência de farmacêutico, presencial ou virtual. O objetivo era ampliar o acesso a medicamentos de uso comum.

Após a realização de três audiências públicas com representantes do setor e da sociedade civil, senador Humberto Costa (PT-PE), relator do projeto, alterou profundamente o projeto, acolhendo parcialmente uma emenda também de Efraim Filho.

O novo texto não autoriza a venda de medicamentos diretamente nas gôndolas dos supermercados, mas permite a instalação, dentro deles, uma farmácia ou drogaria completa, desde que separada fisicamente dos outros setores e obedeça às normas sanitárias da Anvisa.

Autor comemora aprovação

O relator Efraim Filho (União-PB) comemorou a aprovação ao reconhecer que o substitutivo conseguiu evoluir no tema, “quebrou paradigmas” alinhando-se ao que já é praticado em outros países.

"Foi bom para os supermercados, porque a regra inicial era só os medicamentos isentos de prescrição, foi bom para as farmácias, porque ganharam uma regra que preserva as suas regras sanitárias, foi bom para o consumidor que, em tese, passa a ter mais concorrência, e mais concorrência, pela lei do mercado, leva a queda de preços, porque o preço do medicamento hoje influencia na vida das pessoas, dos aposentados, é um preço alto no orçamento", afirmou Efraim.

*Com informações da Agência Senado e g1

Imagem ilustrativa da imagem Senado aprova proposta de Efraim que libera venda de remédios em supermercados

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp