CONVERSA POLÍTICA
PEC da Blindagem: maioria dos senadores da Paraíba antecipa voto contra
Se aprovada pelos senadores, a proposta poderá ser promulgada diretamente pelo Congresso.
Publicado em 18/09/2025 às 10:30 | Atualizado em 18/09/2025 às 14:00

A maioria da bancada da Paraíba no Senado já antecipou o voto contrário à Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que deve dificultar a abertura de processos criminais contra deputados e senadores.
A chamada 'PEC da Blindagem' foi aprovada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (18) e prevê que processos penais, que inclui crimes como assassinato e corrupção, só poderão ser abertos no Supremo Tribunal Federal (STF) com o aval da Casa aos qual o parlamentar representa. Além disso, os parlamentares decidiram que esta votação será secreta.
✅ Clique aqui para seguir o canal POLÍTICA na Rede Paraíba no WhatsApp
Ontem mesmo o senador Veneziano (MDB) havia usado as redes sociais para antecipar seu voto contrário à PEC.
Já a senadora Daniella Ribeiro (PP) disse ao Conversa Política, através de sua assessoria, que deve aguardar a chegada do projeto para analisar o texto com sua assessoria jurídica e emitir uma posição mais embasa.
Hoje, quem também confirmou ao Conversa Política seu posicionamento foi o senador Efraim Filho (União). Ele disse que vai votar "contra" a proposta, por "convicção".
Se aprovada pelos senadores, a proposta poderá ser promulgada diretamente pelo Congresso, sem passar por sanção ou veto do presidente Lula (PT).
Leia também:
OPINIÃO: população deve se mobilizar contra 'PEC' que protege parlamentares criminosos
Comentários