icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Estudantes da rede estadual expõem projetos durante evento de inovação em Brasília

5ª Edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica reuniu estudantes de todo o Brasil.

Publicado em 09/10/2025 às 15:54


				
					Estudantes da rede estadual expõem projetos durante evento de inovação em Brasília
Estudantes da rede pública da Paraíba apresentam projetos de inovação em Brasília.. Luana Silva/JORNAL DA PARAÍBA

Estudantes de escolas da rede estadual de ensino da Paraíba levaram oito projetos para a 5ª Edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica em Brasília. O evento começou na terça-feira (7) e vai até esta quinta-feira (9), com a presença de escolas de todo o Brasil.

A Paraíba, ao todo, levou 16 projetos, oito deles da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PB), e oito apresentados por alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Entre os projetos dos alunos da rede estadual, está a criação de ilhas flutuantes purificadoras de água, feitas com canos de PVC e garrafas pet. A iniciativa de alunos da rede estadual de Puxinanã busca aplicar essas ilhas de baixo custo em uma lagoa da cidade que está poluída.

A ideia dos alunos é conseguir parcerias com órgãos públicos para implementar as ilhas que ficarão em decks, unindo a limpeza da lagoa com a questão turística.

Outro destaque é um aplicativo de saúde mental criado pelos alunos de uma escola estadual no bairro da Prata, em Campina Grande. O app que recebeu o nome "Sinais de Emoções: Tecnologia Interativa para Saúde Mental" traz questionários, gráficos e diários, nos quais os usuários podem registrar e acompanhar seu estado mental. As informações, caso os usuários desejem, podem ser reunidas em relatórios para auxiliar o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras.

Mayra Paula, da Gerência Executiva de Educação das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba, destacou a diversidade dos projetos que mostram o potencial dos alunos da rede pública. "São projetos muito distintos, muito diversos, mas que mostram o potencial dos nossos estudantes, mostram o potencial das nossas escolas. Então, tem sido um prazer muito grande para a gente acompanhar tanto a apresentação dos meninos quanto o fato de possibilitar para eles a perspectiva de ter contato com outros estudantes, ver outros projetos, serem, de fato, protagonistas".

Veja a lista completa dos projetos da rede estadual

1. Urna Eletrônica Escolar: Democracia, Inovação e Protagonismo Juvenil

Desenvolvido na ECIT Dom Marcelo Pinto Carvalheira (Guarabira), o projeto criou uma urna eletrônica escolar com materiais recicláveis e sistema em Ruby on Rails conectado a tablets. Promoveu vivência democrática e aprendizado técnico em programação e redes.

Destaques: protagonismo juvenil, cidadania digital, replicável em outras escolas.

2. Produção de velas orgânicas e repelentes aos mosquitos-palha e ao Aedes aegypti

Realizado na ECIT Francisca Martiniano da Rocha (Lagoa Seca), o projeto produziu velas repelentes naturais feitas com cera de coco e óleo de citronela. Abordou saúde pública, sustentabilidade e interdisciplinaridade (Agroecologia, Biologia e Matemática).

3. Agrosocial: Tecnologia Digital e Sustentabilidade para a Agricultura Familiar

Criado para auxiliar agricultores familiares, combina um app interativo tipo chat com sensores agrícolas e um biodigestor sustentável que gera biogás e biofertilizantes, promovendo a inclusão digital no campo, certificação digital de produção limpa e feira virtual integrada.

4. Criatividade em Circuitos com Arduino: Inovação para um Futuro Sustentável

Desenvolvido na ECIT Eng. Márcia Guedes (Belém), o projeto criou uma lixeira inteligente com Arduino, programada em C++. Aplicou robótica educacional e cultura maker para ensinar automação e sustentabilidade.

5. BIOMAKE

Projeto interdisciplinar que utilizou resíduos orgânicos (beterraba, casca de uva e morango) para produzir gloss labial natural e sustentável. Uniu Química e Planejamento da Produção.

6. Ilhas flutuantes para o tratamento da água em Puxinanã-PB)

Alunos da ECIT Plínio Lemos criaram ilhas flutuantes com garrafas PET e fibras naturais para purificar a água por fitorremediação. É uma solução ecológica e acessível para tratamento de água, interdisciplinaridade e impacto comunitário.

7. SOLUS – O Sistema Agrícola do Futuro

Aplicativo com sensores integrados a Arduino que analisa solo (umidade, pH, nutrientes) e fornece recomendações por IA e voz. Inclui chatbot, previsão do tempo e reconhecimento de plantas.

Destaques: tecnologia acessível para agricultura familiar, IA aplicada ao campo, recursos de acessibilidade.

8. Sinais de Emoções: Tecnologia Interativa para Saúde Mental

Site escolar para automonitoramento emocional com interface tipo semáforo (verde, amarelo, vermelho). Fornece microintervenções de autocuidado e painel coletivo anônimo.

IFPB também apresentou projetos

O IFPB também levou oito projetos para o evento em Brasília. Entre eles, está uma sala de autorregulação sensorial para alunos neurodivergentes, desenvolvida pelos alunos do curso de Edificações do campus de Campina Grande.

Outro projeto apresentado pelo IFPB é um aplicativo para capacitação de profissionais da saúde para o atendimento à população transsexual na atenção básica, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus de Cajazeiras, no Sertão. A aplicação foi testada em unidades de Saúde da Família de Cajazeiras e traz de forma simples e lúdica orientação sobre pautas, termos e abordagens corretas.

Lista de projetos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB):

Projeto 1 - Sala de autorregulação sensorial para estudantes neurodivergentes

Projeto 2 - Desenvolvimento de Materiais de Construção Não Convencionais

Projeto 3 - Ferramenta Tecnológica de Inclusão Social Feminina: erradicando o analfabetismo de Mulheres Rurais

Projeto 4 - TRANSCARE: Construção de Aplicativo para Acolhimento de Pessoas Trans na Atenção Básica

Projeto 5 - Projeto Cajabaja em Extensão: Desenvolvimento de um Veículo Off-Road Mini-Baja

Projeto 6 - Práticas educacionais no IFPB (Campus Sousa) a partir da descaracterização de materiais apreendidos pela Receita Federal do Brasil

Projeto 7 - Desenvolvimento de Recifes Artificiais Construídos por Impressão 3D e o uso de Misturas Cimentícias Sustentáveis

Projeto 8 - Tour Virtual Imersivo pelo Vale dos Dinossauros em Sousa-PB

Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica


				
					Estudantes da rede estadual expõem projetos durante evento de inovação em Brasília
Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, em Brasília.. Luana Silva/JORNAL DA PARAÍBA

A 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica - Juventudes que inovam, Brasil que avança acontece entre os dias de 7 a 9 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília/DF.

O evento gratuito busca contribuir para a divulgação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país, ampliando o reconhecimento social da modalidade e mostrando o crescimento da EPT por meio da integração de estudantes e profissionais, compartilhamento de projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições ofertantes.

Em 2025, a 5ª SNEPT acontece juntamente com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que tem como foco os temas da inovação, tecnologia, sustentabilidade e modernização industrial. A parceria visa o intercâmbio de ações entre a educação profissional e tecnológica e o setor industrial brasileiro.

O ministro da Educação, Camilo Santana, bem como o vice-presidente da República, Geraldo Alckimin, além de outros ministros, senadores e deputados, marcaram presença na abertura do evento. O ministro Camilo Santana visitou todos os estandes.

*A repórter viajou a convite do MEC.
Imagem

Luana Silva

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp