icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Estudantes do IFPB apresentam projetos inovadores em evento de educação tecnológica em Brasília

Iniciativas criadas pelos alunos incluem sala sensorial para neurodivergentes, app para atendimento a pessoas trans na atenção básica, entre outros.

Publicado em 08/10/2025 às 10:00 | Atualizado em 09/10/2025 às 16:03


				
					Estudantes do IFPB apresentam projetos inovadores em evento de educação tecnológica em Brasília
App desenvolvido por alunos do IFPB leva alfabetização para mulheres adultas.. Luana Silva/Jornal da Paraíba

O Instituto Federal da Paraíba levou oito projetos para a Semana Nacional de Educação Tecnológica, que acontece na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. O evento que ocorre entre os dias 7 e 9 de outubro de 2025 é realizado pelo Ministério da Educação e reúne instituições educacionais da rede pública de todos os estados brasileiros. O Jornal da Paraíba acompanha o evento.

Entre os projetos apresentados pelo IFPB, está uma sala de autorregulação sensorial para alunos neurodivergentes, desenvolvido pelos alunos do curso de Edificações do campus de Campina Grande.

A sala implementada em 2024, que é mostrada em vídeo no evento, traz abafadores de ruídos e outros objetos para a regulação sensorial de pessoas autistas, além de iluminação apropriada. O objetivo é ser um espaço de descanso ou conforto para os estudantes autistas ou com outras neurodivergências que apresentem hipersensibilidade sensorial.

Outro projeto apresentado pelo IFPB é um aplicativo para capacitação de profissionais da saúde para o atendimento à população transsexual na atenção básica, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus de Cajazeiras, no Sertão. A aplicação foi testada em unidades de Saúde da Família de Cajazeiras e traz de forma simples e lúdica orientação sobre pautas, termos e abordagens corretas.

Em parceria com a Receita Federal, o IFPB do campus de Sousa, também no Sertão, reaproveitou itens irregulares apreendidos em vistorias da Receita. Um deles, o projeto “Unboxing”, do curso de Informática, transformou aparelhos de TV a cabo pirata em computadores. Outro, do curso de Engenharia de Alimentos, criou doces e geleias a partir de vinhos apreendidos.

Já o projeto “Educaelas", do campus Santa Rita, criou um aplicativo de alfabetização para mulheres da agricultura familiar. Levando em conta que boa parte delas usa o celular e costuam se comunicar por áudio e com base no método de Paulo Freire, o aplicativo traz áudios e desenhos de palavras que fazem parte do cotidiano desses agricultoras, para que, a partir disso, elas possam aprender a ler.

A reitora do IFPB. Mary Roberta Meira, destacou a importância da presença dos estudantes, tanto para o compartilhamento desses projetos realizados nos campi, quanto para a aprendizagem com iniciativas de instituições de outros estados.

“Fazendo aqui o destaque da importância de nossos estudantes estarem aqui para a apresentação de seus projetos, projetos que se iniciam com uma pesquisa e pode chegar até o desenvolvimento de uma patente. E e os nossos estudantes fazendo esse intercâmbio também, porque da mesma forma, eles podem aprender com os outros projetos".

Lista de projetos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB):

  • Projeto 1 - Sala de autorregulação sensorial para estudantes neurodivergentes
  • Projeto 2 - Desenvolvimento de Materiais de Construção Não Convencionais
  • Projeto 3 - Ferramenta Tecnológica de Inclusão Social Feminina: erradicando o analfabetismo de Mulheres Rurais
  • Projeto 4 - TRANSCARE: Construção de Aplicativo para Acolhimento de Pessoas Trans na Atenção Básica
  • Projeto 5 - Projeto Cajabaja em Extensão: Desenvolvimento de um Veículo Off-Road Mini-Baja
  • Projeto 6 - Práticas educacionais no IFPB (Campus Sousa) a partir da descaracterização de materiais apreendidos pela Receita Federal do Brasil
  • Projeto 7 - Desenvolvimento de Recifes Artificiais Construídos por Impressão 3D e o uso de Misturas Cimentícias Sustentáveis
  • Projeto 8 - Tour Virtual Imersivo pelo Vale dos Dinossauros em Sousa-PB

Projetos da rede estadual

As escolas estaduais da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, a Seduc, também levaram oito projetos para o evento em Brasília. Confira a lista:

  • Projeto 1 - Urna Eletrônica Escolar: Democracia, Inovação e Protagonismo Juvenil. Projeto
  • Projeto 2 - Produção de Velas Orgânicas e Repelentes aos Mosquitos-palha e ao Aedes.
  • Projeto 3 - Agrosocial: Tecnologia Digital e Sustentabilidade para a Agricultura Familiar.
  • Projeto 4 - Criatividade em Circuitos com Arduino: Inovação para um Futuro Sustentável.
  • Projeto 5 - BIOMAKE.
  • Projeto 6 - Criação de ilhas flutuantes para o tratamento da água da lagoa no município de Puxinanã-PB: Um estímulo a soluções sustentáveis no ensino público.
  • Projeto 7 - SOLUS – O sistema agrícola do futuro Projeto
  • Projeto 8 - Tecnologia Interativa para Saúde Mental e Desenvolvimento Humano

Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica


				
					Estudantes do IFPB apresentam projetos inovadores em evento de educação tecnológica em Brasília
Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, em Brasília.. Luana Silva/JORNAL DA PARAÍBA

A 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica - Juventudes que inovam, Brasil que avança acontece entre os dias 7 a 9 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília/DF.

O evento gratuito busca contribuir para a divulgação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país, ampliando o reconhecimento social da modalidade e mostrando o crescimento da EPT por meio da integração de estudantes e profissionais, compartilhamento de projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições ofertantes.

Em 2025, a 5ª SNEPT acontece juntamente com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que tem como foco os temas da inovação, tecnologia, sustentabilidade e modernização industrial. A parceria visa o intercâmbio de ações entre a educação profissional e tecnológica e o setor industrial brasileiro.

O ministro da Educação, Camilo Santana, bem como o vice-presidente da República, Geraldo Alckimin, além de outros ministros, senadores e deputados, marcaram presença na abertura do evento. O ministro Camilo Santana visitou todos os estandes.

(*A repórter viajou a convite do MEC)

Imagem

Luana Silva

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp