COTIDIANO
Lei proíbe uso de IA para criação de imagens eróticas de crianças e adolescentes
Legislação determina que aqueles que violarem o regulamento sejam penalizados e indenizem vítimas. Regulamento já entrou em vigor.
Publicado em 15/10/2025 às 11:04

Uma nova lei publicada na manhã desta quarta-feira (15), no Diário Oficial do Estado (DOE), proíbe o uso de Inteligência Artificial (IA) para gerar imagens eróticas de crianças e adolescentes na Paraíba.
LEIA TAMBÉM:
A lei nº 14.008, de autoria da deputada Francisca Motta e sancionada pelo governador João Azevêdo, torna proibido o uso de IA na produção, reprodução, comercialização e divulgação de imagens eróticas de crianças ou adolescentes, como em cenas de teor sexista ou de cunho pornográfico. Aqueles que violarem a legislação ficarão sujeitos a penalidades e deverão indenizar as vítimas.
A norma ainda determina que empresas que utilizam inteligência artificial ou meio semelhante para fins comerciais devem adotar medidas para que seus sistemas não sejam utilizados para a produção de imagens eróticas de crianças e adolescentes. O regulamento entrou em vigor assim que foi publicado.
Comentários