icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Primeiro dia do Enem 2025: como funciona, o que cai e o que os candidatos podem esperar

Provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação marcam o primeiro domingo do Enem 2025.

Publicado em 08/11/2025 às 17:18 | Atualizado em 08/11/2025 às 17:44


				
					Primeiro dia do Enem 2025: como funciona, o que cai e o que os candidatos podem esperar
Divulgação

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 acontece neste domingo (9), e deve movimentar milhões de estudantes em todo o país. Na Paraíba, cerca de 142 mil candidatos se inscreveram para fazer a prova. Depois de um ano inteiro de estudos, simulados e revisões, o momento mais aguardado chegou e não há mais espaço para aprender novos conteúdos. Agora, o foco é revisar os temas que mais costumam cair e manter a calma na hora da prova.

Primeiro dia de aplicação da prova do Enem

Neste domingo (9), a prova é composta por 90 questões objetivas, divididas entre Linguagens e Ciências Humanas, e uma redação. No próximo domingo (16), serão mais 90 questões, sendo de Matemática e Ciências da Natureza.

Nos dois domingos de aplicação, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, e, depois desse horário, nenhuma entrada será permitida. A prova começa pontualmente às 13h30. O Enem segue o horário oficial de Brasília.

No primeiro dia de Enem (9), os candidatos têm até as 19h para realizar a prova, totalizando 5 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia (16), a prova vai até as 18h30, em um máximo de 5 horas de duração. A saída da sala é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Só é possível deixar a sala com o caderno em mãos faltando 30 minutos para o fim do exame: portanto, após as 18h30 no primeiro dia e após as 18h no segundo.

Como deve ser

Para o primeiro dia da prova, a recomendação é de reforçar conceitos e revisar temas clássicos, como movimentos sociais, cidadania, globalização, comunicação, ética e diversidade cultural. São assuntos recorrentes no Enem e que exigem do candidato interpretação e repertório sociocultural.

Serão aplicados 4 modelos de provas: rosa, branca, azul e amarela. Com variações para a língua estrangeira selecionada por cada participante (inglês ou espanhol).

LEIA TAMBÉM:

Quais as matérias do primeiro dia de Enem?

Além da redação no primeiro dia do Enem, a prova conta com as matérias de:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: incluindo as matérias de Língua Portuguesa e Literatura, língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias: com as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

A prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias conta com 45 questões das disciplinas de:

  • Língua Portuguesa: incluindo interpretação de texto, gêneros textuais, gramática, funções e figuras de linguagem, Literatura, etc.;
  • Língua estrangeira selecionada na inscrição: Inglês ou Espanhol;
  • Artes e movimentos artísticos;
  • Educação Física;
  • Tecnologias da informação.

Já a prova de Ciências Humanas e suas tecnologias é composta por 45 questões objetivas das disciplinas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia.

O que também pode ajudar na preparação é olhar para o que foi cobrado no ano passado. No Enem 2024, por exemplo, a crise climática apareceu como um dos principais temas das questões do primeiro dia. O exame também trouxe referências culturais bastante variadas, como do grupo de rap Racionais MC’s à série Game of Thrones, passando pela escola de samba Mangueira, músicas de Caetano Veloso, novelas da Globo e até menções à cantora Rita Lee, que faleceu em 2023. Um dos itens discutia ainda a cultura do cancelamento, fenômeno presente nas redes sociais.

Já a redação de 2024 propôs refletir sobre a valorização da herança africana no Brasil, com textos de apoio que faziam referência à vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro em 2018. O tema reforçou o compromisso do exame com discussões sociais e identitárias e é provável que o Enem 2025 siga essa mesma linha, trazendo debates que estimulem o pensamento crítico e o olhar sobre o país.

Quer mais dicas sobre como se preparar para à prova? Cola no Lá Vem o Enem e pega todas as estratégias para arrasar na prova!

Imagem

Erickson Nogueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp