CONVERSA POLÍTICA
Historiador Jivago Barbosa assume comando do Iphan na Paraíba
O professor vai ocupar posto no lugar do pesquisador Emanuel Oliveira Braga.
Publicado em 16/11/2025 às 13:56

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, nomeou o historiador Jivago Correia Barbosa como novo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Paraíba. O ato foi publicado no Diário Oficial da União da última quinta-feira (13).
Jivago assume o posto antes ocupado pelo antropólogo Emanuel Oliveira Braga, nomeado em agosto de 2023 e cuja efetivação encerrou, à época, uma polêmica aberta pelo Fórum de Patrimônio Cultural de João Pessoa.
O grupo pressionava o Ministério da Cultura para que a superintendência não fosse tratada como moeda de troca política, mas preenchida por um nome técnico, com experiência comprovada na área.
Articulação para indicação
Ao Conversa Política, Jivago explicou que o novo desafio foi a convite do próprio Emanuel Braga, que precisou deixar a pasta. "Meu nome foi levado ao presidente do Iphan, Leandro Grass, para eles consultarem e a partir desse diálogo meu nome foi indicado", comentou.
O novo superintendente do Iphan na Paraíba disse que é filiado ao PT, mas destacou que a nomeação é também fruto de uma articulação política do deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), junto ao governo Lula.
Jivago Correia
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Jivago Correia Barbosa é graduado e mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba. Professor efetivo do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no Campus João Pessoa, leciona as disciplinas de História e Metodologia Científica. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPB), onde ministra o componente “Organização e Memória de Espaços Pedagógicos”.
Na UFPB, Jivago é professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH), contribuindo com a disciplina “Memórias, Patrimônios e Direitos Humanos”. Ele acumula ainda experiência na gestão acadêmica: foi coordenador pedagógico do Intensivo Pré-Vestibular da UFPB, projeto de extensão vinculado ao Gabinete da Reitoria entre 2009 e 2012.
Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação e Ciências Humanas (GIEPECH/IFPB), Jivago preside a comissão responsável pela criação do Memorial/Museu da Educação Profissional e Tecnológica da Paraíba. É também pesquisador da Fundação Casa de José Américo, onde coordena o projeto “1930 a caminho do centenário: convergências bibliográficas e fontes digitais (BR 1930)”.
Sua trajetória acadêmica e profissional é voltada especialmente para temas ligados à história política da Paraíba e do Brasil, José Américo de Almeida, Era Vargas, além de patrimônio cultural, memória social e educação patrimonial.

Comentários