CONVERSA POLÍTICA
Fórum de Patrimônio Cultural se mobiliza contra indicação política e quer nome técnico para Iphan na Paraíba
Apesar da mobilização não há nomeação oficial. Os nomes indicados pelo setor cultural foram: Emanuel Braga (IPHAN/PB), Helena Tavares (PEP/IPHAN) e Márcia Lucena (PT/PB).
Publicado em 24/05/2023 às 11:02
O Fórum de Patrimônio Cultural de João Pessoa e trabalhadores da cultura na Paraíba estão usando as redes sociais para fortalecer o movimento que pede a nomeação de superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-PB) com experiência em patrimônio cultural e com ligação histórica com o setor.
O grupo se mobiliza para rejeitar indicação política e quer nome técnico.
Os integrantes do grupo e trabalhadores ligados à àrea expressam nas publicações a indignação diante da possibilidade de uma nomeação considerada, por eles, inadequada para a Superintendência do Iphan-PB.
O movimento começou depois de circular a informação de que a pessoa "escolhida-indicada" não tem experiência no campo do patrimônio cultural e nem um histórico compromisso com a diversidade cultural.
"A indicação política em questão levanta sérias preocupações, uma vez que a pessoa indicada não possui histórico de atuação no campo técnico e na política pública cultural própria do IPHAN", afirmou a nota.
Apesar da mobilização, não há nomeação oficial.
A sociedade civil organizada do setor da cultura, representada pelo Fórum de Patrimônio Cultural de João Pessoa, já havia manifestado democraticamente o perfil adequado para o cargo de superintendente, através de uma carta aberta divulgada em fevereiro deste ano. Além disso, no documento foi apresentada uma lista tríplice com nomes de profissionais experientes e capacitados para contribuir com os objetivos da política pública desenvolvida pelo IPHAN", afirmou o Fórum em nota.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Fórum de Patrimônio Cultural (@forumpatrimoniocultural)
"Essa situação tem deixado a sociedade civil preocupada e desapontada com a possibilidade de o IPHAN na Paraíba ser dominado por um partido conservador que apoiou a candidatura de Bolsonaro na última eleição, um governo que negligenciou e maltratou os trabalhadores da cultura [...] A efetivação desta articulação para o setor cultural é percebida como incoerente com os compromissos de campanha da candidatura do atual presidente Lula, à medida que o setor cultural sempre desempenhou um papel fundamental e significativo na construção das candidaturas do Partido dos Trabalhadores", alega o Fórum.
De acordo com o Fórum, as entidades e movimentos do setor cultural continuarão mobilizados e atentos ao desdobramento desse processo, buscando garantir que a Superintendência do IPHAN na Paraíba seja ocupada "por profissionais qualificados, comprometidos com a valorização e proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural da região".
Comentários