EDUCAÇÃO
Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda
Solicitações podem ser feitas até 21 de novembro. Provas reaplicadas ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro.
Publicado em 17/11/2025 às 14:44

A partir desta segunda-feira (17), participantes do Enem 2025 que enfrentaram contratempos e perderam um ou os dois dias de provas poderão solicitar a reaplicação do exame. O prazo para pedir uma nova oportunidade segue até as 12h de sexta-feira (21), no horário de Brasília. A reaplicação está marcada para os dias 16 e 17 de dezembro.
O Inep reforça que esta será a única reaplicação do Enem em 2025. Poderão participar todos os candidatos que se sentiram prejudicados por situações como falta de energia, problemas externos às escolas, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas.
LEIA TAMBÉM:
- Gabarito oficial do Enem 2025 é divulgado; veja as respostas do 1º domingo
- Enem 2025: tema da redação é 'Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira'
- Lei determina adaptação de livros e materiais escolares para alunos com deficiência na Paraíba
Como solicitar
O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep, com login via Gov.br. Para análise, o candidato precisa anexar um documento legível, em português, que comprove o motivo da ausência no dia da aplicação, com data correspondente ao dia perdido.
Todos os pedidos serão analisados individualmente pela equipe do Inep. Apenas solicitações com documentação aprovada garantirão a participação nos novos dias de prova. O candidato fará apenas o dia de exame que não conseguiu realizar originalmente.
Com o prazo curto e a reaplicação única, o Inep orienta que os interessados não deixem a solicitação para a última hora.
Situações que garantem o direito
Participantes de municípios atingidos por desastres naturais têm o direito automaticamente assegurado.
Também terão direito à reaplicação os inscritos que enfrentaram problemas logísticos durante a aplicação, como falhas de energia que comprometeram a visibilidade da prova ou erros de execução no procedimento.
Segundo o edital do Enem 2025, participantes com diagnóstico de doenças infectocontagiosas devem solicitar nova data de prova. Entre elas estão: tuberculose, coqueluche, difteria, meningite, varíola, varíola dos macacos, influenza A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, catapora e covid-19.
Quer mais dicas sobre o Enem? Cola no Lá Vem o Enem e saiba tudo sobre o exame.

Comentários