ESPORTES
Romel "Showman", narrador de corridas em João Pessoa, vai narrar competição no Deserto do Saara
Pernambucano radicado na Paraíba soma mais de 1.400 provas e vai narrar o Mountain Do, corrida de trilhas, no Marrocos.
Publicado em 22/11/2025 às 7:00
Na próxima sexta-feira (28), o Nordeste vai ser representado no Mountain Do Deserto do Saara. Romel “Showman”, conhecido por narrar e animar corridas de rua, mora há quatro anos em João Pessoa e vai conduzir a prova fora do Brasil. O evento consiste em uma corrida de trilhas, que será realizada em um dos principais desertos do mundo, na cidade de Merzouga, no Marrocos.
+ Corrida de rua: veja o calendário de eventos na Paraíba em 2025

Romel é ex-aluno do Criança Esperançam, em Olinda, Pernambuco, e desde a juventude sonhava em trabalhar com comunicação. Em 2009, resolveu unir a apresentação e o esporte, quando narrou sua primeira corrida de rua. Desde então, ele já conduziu mais de 1.400 provas, entre elas o Mountain Do no Deserto do Atacama, no Chile, em 2022, sendo o primeiro nordestino a narrar um evento fora do Brasil.
Por possuir experiência com esse tipo de evento, Romel foi convidado pelos organizadores do Mountain Do e, neste ano, fez as provas de Fernando de Noronha, Campos do Jordão, Florianópolis, Gramado e Macapá, na Selva Amazônica. A próxima será no Deserto do Saara, que vai contar com percursos de 25 km, 42 km e uma prova comemorativa de 10 km.

O trabalho do narrador consiste em narrar a chegada dos atletas nos últimos 100 metros, incentivando os corredores que estão terminando as provas. Em João Pessoa, ele já participou de diversos eventos, como o Circuito das Estações, e o mais recente foi o “100% Você”, corrida promovida pelo cantor e compositor Bell Marques, que aconteceu nessa quinta-feira (20).
Além da narração, Romel também precisa manter um bom condicionamento físico, já que acompanha os corredores nos últimos metros das provas de corrida de rua. Ele descreveu a expectativa para o evento no Deserto do Saara e como está a preparação para conseguir incentivar os atletas no Marrocos.
“Eu estou muito feliz, muito ansioso e estou tentando me preparar, porque tenho outros trabalhos. Faço os jogos do Basquete Unifacisa, em Campina Grande, tenho outras corridas, e, em meio a tudo isso, tenho que treinar, porque eu completo a prova com os atletas. Então, tenho que me preparar fisicamente”, explicou Romel.
Na próxima terça-feira (25), Romel embarca para o Marrocos, quando vai conhecer o espaço da corrida, se adaptar ao fuso horário, que está quatro horas à frente de Brasília, e às temperaturas, que variam entre -5 ºC e 50 ºC durante o dia. Pela contribuição ao esporte, o nordestino é considerado o maior narrador de corridas do mundo, recebendo o título da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Comentários