EDUCAÇÃO
Videocast do Lá Vem o Enem explica atuação e possibilidades em Arquitetura e Design de Interiores
Novo episódio do videocast do Lá Vem o Enem aborda formação e atuação nas duas áreas.
Publicado em 04/12/2025 às 6:04

Nesta quinta-feira (4), está disponível mais uma edição do videocast do Lá Vem o Enem, este dedicado a carreiras, profissões e caminhos possíveis depois do Enem, com foco em Arquitetura e Design de Interiores.
O conteúdo reúne entrevistas com duas profissionais que atuam em áreas em expansão e que compartilham experiências, trajetórias e orientações para estudantes.
O episódio conta com a participação de Ana Luzia Pita, arquiteta e urbanista, especialista em arquitetura hospitalar e hoteleira, e de Germana Gonçalves, designer de interiores e especialista em iluminação.
LEIA TAMBÉM:
- Pesquisa aponta que Cabral chegou ao Brasil pelo Rio Grande do Norte; paraibano é autor
- Sisu 2026: UFPB vai abrir mais de 8 mil vagas
- Sisu 2026: IFPB vai abrir mais de 3 mil vagas
Ana Luzia Pita explica que o interesse pela profissão surgiu ainda na infância, quando acompanhava obras e reformas da família. “Eu sempre gostava de acompanhar reformas, obras de família e sempre pensava em como podia melhorar o espaço”, conta. Para ela, a arquitetura se destaca pela amplitude de atuação.
“O curso de arquitetura é considerado mais amplo, porque vai desde a arte até a casa que você mora. Desde o planejamento das cidades até a residência”, afirma.
A arquiteta destaca que a formação atual é direcionada à prática profissional, integrando estética, funcionalidade e técnica.
“Hoje o curso é mais focado na atuação do arquiteto em si. Tem noções básicas de cálculo, para que a gente possa entender e projetar aquele espaço, mencionar o espaço, funcionalidades, mas são cálculos básicos”, detalha.
A designer de interiores Germana Gonçalves enfatiza que a área ganhou força e se consolidou como profissão autônoma dentro do campo da arquitetura.
“Eu adoro fazer projetos com alma. O design de interiores é uma área da arquitetura que cresceu tanto que virou uma profissão à parte. [O designer de interiores] participa desde a fase de reforma e layout até a fase de decoração e produção final”, explica.

Segundo ela, a formação é abrangente e oferece diversas possibilidades de atuação. “O curso de designer de interiores forma um profissional habilitado para fazer projetos de interiores e o curso engloba, também, a questão de móveis planejados, o estudante pode trabalhar como projetista, pode trabalhar em escritório próprio, cenografia, iluminação. É uma área bem ampla e que tem um mercado bem ampliado e promissor”, afirma.
Germana lembra que a base técnica é indispensável, inclusive no que diz respeito aos cálculos que sustentam a precisão dos projetos.
“Você estudante não adianta pensar que não vai ter que mexer com cálculo, mas é a vida da gente, tudo precisa de cálculo, tudo é calculado. Um projeto não existe sem a exatidão do cálculo”, ressalta.
O videocast está disponível nas plataformas digitais do Lá Vem o Enem. Confira o episódio completo e aproveite para explorar outras conversas que podem ajudar você a planejar os próximos passos após o Enem.

Comentários