EDUCAÇÃO
Matrículas para novatos em João Pessoa começam na terça-feira (13); veja como fazer
De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, as matrículas vão acontecer de forma online e presencial, até o dia 27 de janeiro.
Publicado em 11/01/2026 às 9:12

As matrículas para novatos na rede municipal de ensino de João Pessoa começam na terça-feira (13). De acordo com a Prefeitura Municipal, as inscrições vão acontecer de forma online e também presencial, até o dia 27 de janeiro.
Conforme a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), as matrículas online podem ser feitas de duas formas: através de formulário disponibilizado pelo órgão ou pelo aplicativo "João Pessoa na Palma da Mão".
No entanto, caso os responsáveis pelas matrículas não souberem ou conseguirem realizar as inscrições de forma online, é possível fazer o cadastramento presencialmente em uma unidade escolar, onde receberão ajuda das equipes da secretaria escolar.
Matrículas na rede municipal de João Pessoa
No cadastramento online, ao preencher o formulário, pai ou responsável terá três opções de escolha de unidades de ensino. Segundo a secreteria, aluno poderá ter a sua vaga imediatamente garantida se houver vaga na unidade educacional pretendida como primeira opção.
Mesmo após essa sinalização positiva no site, todavia, a família terá até cinco dias para concluir e consolidar a matrícula diretamente na escola, de forma presencial.
Caso as vagas não sejam suficientes, constará, no protocolo, a mensagem "aguardando vaga". Ao final de todo o processo, em situação de sucesso no cadastramento, o candidato receberá a mensagem informando: “cadastro realizado”, além do número de protocolo.
As matrículas para 2026 também terão diferentes categorias, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Infantil (creche e pré-escola) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), a depender do interesse de quem está se inscrevendo.
Documentos
Após a inscrição online, será necessária no ato da confirmação da matrícula, na escola, os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento ou RG e CPF do estudante ou dos pais
- Comprovante de residência
- Cartão do SUS
- Cartão de vacinação
- Declaração de escolaridade ou histórico escolar

Comentários