PLENO PODER
Sem precedentes: equipes retiram 10 toneladas de peixes mortos do Açude Velho em Campina Grande
Descaso ambiental é investigado pelo Ministério Público, pela Polícia Civil e pela Defensoria Pública
Publicado em 13/01/2026 às 11:01 | Atualizado em 13/01/2026 às 11:50

Campina Grande vive uma situação de descaso ambiental no seu principal cartão-postal, o Açude Velho. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), mais de 10 toneladas de peixes mortos já foram retirados da água. Um nível de descaso sem precedentes.
A situação desoladora preocupa os moradores da cidade, sobretudo aqueles que vivem e trabalham nos arredores do Açude Velho. Nessa segunda-feira (12), alguns comerciantes não tiveram condições de abrir os seus estabelecimentos por conta do mau cheiro da água.
O problema movimenta órgãos de investigação. Ministério Público, Polícia Civil e Defensoria Pública atuam em busca de respostas para o que pode ter provocado a catástrofe. No caso da investigação policial, um possível crime ambiental está sendo apurado.
Ainda no primeiro mandato de Bruno, em 2023, a Prefeitura de Campina Grande solicitou dois empréstimos que, somados, superaram a casa dos R$ 300 milhões. E um dos motivos para a necessidade do empréstimo era a revitalização do Açude Velho. O cenário atual mostra o principal cartão-postal da cidade em uma situação que passa longe da revitalização prometida.
Texto: Gabriel Abdon

Comentários