icon search
icon search
home icon Home > meio ambiente
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MEIO AMBIENTE

Racionamento de água atinge mais de 40 municípios da Paraíba por causa da estiagem

Medida atinge cidades de diferentes regiões do estado e é adotada diante da redução no volume dos mananciais.

Publicado em 21/01/2026 às 6:53


				
					Racionamento de água atinge mais de 40 municípios da Paraíba por causa da estiagem
Racionamento de água atinge mais de 40 cidades da Paraíba por causa de estiagem.

A estiagem que atinge a Paraíba já levou 41 municípios a entrarem em regime de racionamento de água. A medida afeta cidades de diferentes regiões do estado e foi adotada para garantir o abastecimento diante da redução dos volumes disponíveis nos mananciais.

O racionamento foi confirmado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que informou que o planejamento do fornecimento considera a situação específica de cada sistema, com base no nível dos reservatórios e na vazão retirada diariamente.

Segundo a companhia, as ações são definidas de forma individualizada, levando em conta o histórico de chuvas e a previsão pluviométrica das regiões atendidas.

LEIA TAMBÉM:

Levantamento da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), divulgado pela TV Paraíba, mostra que cerca de 100 dos 132 açudes monitorados no estado operam com menos da metade da capacidade.

Ainda de acordo com a Aesa, 46 reservatórios estão em situação considerada crítica. Em contrapartida, apenas dois açudes estão sangrando, enquanto outros 12 apresentam volumes dentro da normalidade. Em Patos, a Barragem da Farinha, responsável pelo abastecimento do município, tem volume inferior a 2%.

O gerente de Hidrometeorologia e Eventos Extremos da Aesa, Alexandre Magno, explicou que esse cenário é comum neste período do ano e que há expectativa de recuperação gradual.

“Estamos no início do período chuvoso e é normal que grande parte dos reservatórios, que são de pequeno porte e estão na região mais árida da Paraíba, se encontrem com seus volumes mais baixos, tanto em virtude da sua concepção de construção. São reservatórios de ciclo anual ou bianual e que devem recuperar gradativamente seu volume no decorrer dessa estação chuvosa que se consolida”, afirmou.

Municípios da Paraíba em racionamento de água

  1. Água Branca
  2. Aguiar
  3. Areial
  4. Assunção
  5. Barra de São Miguel
  6. Belém do Brejo do Cruz
  7. Bernardino Batista
  8. Bom Sucesso
  9. Brejo do Cruz
  10. Brejo dos Santos
  11. Caaporã
  12. Cacimba de Areia
  13. Cacimbas
  14. Catolé do Rocha
  15. Gado Bravo
  16. Jericó
  17. Mamanguape
  18. Matinhas
  19. Mato Grosso
  20. Montadas
  21. Parari
  22. Passagem
  23. Patos
  24. Paulista
  25. Pedra Lavrada
  26. Piancó
  27. Puxinanã
  28. Riachão do Bacamarte
  29. Riacho dos Cavalos
  30. Salgadinho
  31. Santa Cecília
  32. Santa Cruz
  33. Santo André
  34. São Bento
  35. São Francisco
  36. São José do Brejo do Cruz
  37. São José do Sabugi
  38. São Mamede
  39. São Sebastião de Lagoa de Roça
  40. Serra Redonda
  41. Várzea
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp