icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Base de Cícero barra sessão com Cagepa e acirra clima eleitoral na Câmara de João Pessoa

Os trabalhos na CMJP começaram efetivamente nesta terça-feira (10) já dando o tom das relações políticas em um ano eleitoral.

Publicado em 10/02/2026 às 14:56


				
					Base de Cícero barra sessão com Cagepa e acirra clima eleitoral na Câmara de João Pessoa
Olenildo Nascimento/CMJP

Os trabalhos na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) começaram efetivamente nesta terça-feira (10) já dando o tom das relações políticas em um ano eleitoral. Boa parte da sessão foi consumida pelo embate em torno do controle da narrativa sobre um problema que afeta diretamente a população, e que vai além do calendário das urnas: o fornecimento de água na capital.

A discussão teve início com a análise de um requerimento apresentado pelo vereador Milanez Neto (MDB), em nome da bancada de oposição ao prefeito Cícero Lucena (MDB).

A proposta previa a realização de uma sessão especial para discutir a prestação dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em João Pessoa, com a presença do corpo técnico da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Governistas blindaram prefeitura de debate

O pedido, no entanto, encontrou forte resistência da base aliada. Governistas tentaram blindar a prefeitura por considerar que o debate poderia acabar respingando na atuação da gestão municipal.

À frente da reação, o vereador Marcos Vinícius (PDT), líder do recém-criado bloco parlamentar “Todos por João Pessoa”, formalizado na mesma sessão, argumentou que a discussão seria redundante, já que há um pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a gestão da água e do esgotamento sanitário na capital.

"Esse requerimento perde o efeito uma vez que já se encontra na Casa um pedido de CPI para investigar essa vergonha que o governo João trata a cidade de João Pessoa, jogando detritos, dejetos, em nossas praias, rios e lagoas", comentou Marcus Vinícius.

Milanez rebateu o governista, ironizando que há poucos meses ele elogiava a gestão estadual e que nada impediria que a questão da água fosse tratada também numa sessão especial. "Não estou entendendo mais nada. Estamos trazendo a Cagepa e a bancada de governo não quer discutir?", afirmou.

O requerimento acabou rejeitado com os votos contrários dos vereadores Durval Ferreira, Bosquinho, Marcos Vinícius, Luís da Padaria, Marcos Bandeira, Toinho Pé de Aço, Chico do Sindicato, Damásio, Wamberto Ulisses e Ícaro Chaves.

Cícero e Cagepa tiveram embate semana passada

Cícero já havia sinalizado interesse em abrir a discussão sobre o abastecimento de água pela Cagepa na abertura dos trabalhos na semana passada, quando leu sua mensagem ao Legislativo. Na ocasião, ele acusou a companhia, comandada pelo agora rival político, o governador João Azevêdo (PSB), de não cumprir o contrato de concessão com a prefeitura. A fala foi rebatida pelo diretor da Cagepa, Marcus Cavalcanti, no mesmo dia.

Em tempo: além de Marcos Vinícius na liderança, o bloco “Todos por João Pessoa” tem Ícaro Chaves (Podemos) como vice-líder e conta ainda com os vereadores Kleber Geraldo (PDT) e Luís da Padaria (Agir).

Imagem ilustrativa da imagem Base de Cícero barra sessão com Cagepa e acirra clima eleitoral na Câmara de João Pessoa

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp