CONVERSA POLÍTICA
Em tom de pré-candidato, Cícero faz críticas à gestão da água pela Cagepa e ameaça judicialização
Prefeito de João Pessoa participou da abertura dos trabalhos no legislativo municipal nesta quinta-feira (5).
Publicado em 05/02/2026 às 15:41

Pré-candidato ao Governo da Paraíba, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), elevou o tom contra a gestão estadual da água e do esgotamento sanitário, comandada pelo governador João Azevêdo (PSB), ao insinuar que o Estado estaria abrindo espaço para a privatização da Cagepa.
Durante a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de João Pessoa, na manhã desta quinta-feira (5), Cícero afirmou que o contrato firmado entre o município e a companhia estadual não autoriza a privatização da concessão e garantiu que irá à Justiça caso a medida avance.
“O contrato com a Cagepa não autoriza a privatização da concessão. Vamos enfrentar isso judicialmente, porque foi um compromisso assumido na campanha passada e seguimos mantendo nossos compromissos”, declarou.
Cícero questiona gestão da Cagepa
O prefeito também voltou a criticar o modelo de gestão adotado pelo Estado, afirmando que João Pessoa contribui com a chamada tarifa social para sustentar a Cagepa e viabilizar investimentos em municípios deficitários, mas recebe menos retorno do que poderia.
Além disso, o prefeito acusou o governo estadual de atraso nos repasses e afirmou que os investimentos realizados em saneamento na capital têm ocorrido, principalmente, por meio de um fundo próprio do município.
Cícero revelou que a gestão municipal chegou a analisar propostas da iniciativa privada consideradas mais vantajosas do que as apresentadas pelo governo estadual, mas optou por renovar a concessão com a Cagepa por 30 anos. O contrato foi assinado em 2023, período em que Cícero e João Azevêdo ainda mantinham aliança política.
O Conversa Política entrou em contato com a assessoria da Cagepa para posicionamento e aguarda retorno.

Comentários