icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Maternidade fechada prejudica população de Mangabeira

Maternidade Santa Maria foi desativada há mais de 2 anos pela Prefeitura da capital. Fechamento tem prejudicado mulheres da Zona Sul.

Publicado em 28/09/2011 às 7:30

A maternidade Santa Maria, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, foi desativada há mais de 2 anos pela Prefeitura da capital. O fechamento da maternidade tem prejudicado as mulheres grávidas residentes em Mangabeira e outras mães dos demais bairros da zona sul. Para dar à luz, as moradoras do bairro precisam se deslocar até outras maternidades e hospitais da capital.

Segundo os moradores do bairro, muitas pessoas utilizavam os serviços da maternidade, tendo em vista o grande contingente populacional que se concentra na localidade. A dona de casa Lucicléia Pinho conta que há cerca de três meses, a filha dela entrou em trabalho de parto, mas não pode se dirigir até a antiga maternidade, que fica próxima a sua residência. “Tive que levar minha filha até a maternidade Cândida Vargas. Foi uma tristeza porque a gente não tinha como se deslocar”, disse.

A assistente administrativo Eliene Fidélis, 28, teve uma filha há um mês e lamenta o fechamento da maternidade Santa Maria. Embora resida no bairro do Geisel, ela conta que teria sido mais cômodo se os leitos da unidade de saúde estivessem funcionando. “Se a maternidade estivesse aberta eu teria ido pra lá, porque é bem mais perto do meu bairro”. Eliene ainda conta que há poucos dias precisou levar a filha a um pediatra e teve dificuldades, pois precisou se deslocar de Mangabeira, onde está passando o período de resguardo, até uma unidade de saúde no bairro dos Bancários.

O representante da Associação de Moradores do bairro de Mangabeira, Wallace Albuquerque, informou que os moradores ficaram insatisfeitos com a atitude da Prefeitura e que desaprovam a transferência dos leitos da maternidade para a Cândida Vargas.

“Achamos que o número de maternidades existentes em João Pessoa é insuficiente para acolher a população, principalmente dessa área aqui”, disse.

O morador disse ainda que antes do fechamento da maternidade a população do bairro tentou argumentar com a Prefeitura, mas não tiveram suas reivindicações atendidas. “Nós tentamos impedir que a maternidade parasse, pois ela atendia não só o pessoal daqui, mas muitas pessoas que vinham de cidades vizinhas como o Conde e Jacumã que também procuravam o serviço”, reforça.

No prédio da maternidade funciona uma clínica psiquiátrica mantida pela Prefeitura. De acordo com o assessor de comunicação da Secretaria de Saúde do município, Alex Lacerda, a maternidade Santa Maria foi desativada para melhorar o atendimento da população de João Pessoa como um todo.

“Os leitos que funcionavam na maternidade foram implantados na maternidade Cândida Vargas, no bairro de Jaguaribe, que foi ampliada e hoje comporta um maior número de pacientes”, explica.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp