VIDA URBANA
Maternidade fechada prejudica população de Mangabeira
Maternidade Santa Maria foi desativada há mais de 2 anos pela Prefeitura da capital. Fechamento tem prejudicado mulheres da Zona Sul.
Publicado em 28/09/2011 às 7:30
A maternidade Santa Maria, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, foi desativada há mais de 2 anos pela Prefeitura da capital. O fechamento da maternidade tem prejudicado as mulheres grávidas residentes em Mangabeira e outras mães dos demais bairros da zona sul. Para dar à luz, as moradoras do bairro precisam se deslocar até outras maternidades e hospitais da capital.
Segundo os moradores do bairro, muitas pessoas utilizavam os serviços da maternidade, tendo em vista o grande contingente populacional que se concentra na localidade. A dona de casa Lucicléia Pinho conta que há cerca de três meses, a filha dela entrou em trabalho de parto, mas não pode se dirigir até a antiga maternidade, que fica próxima a sua residência. “Tive que levar minha filha até a maternidade Cândida Vargas. Foi uma tristeza porque a gente não tinha como se deslocar”, disse.
A assistente administrativo Eliene Fidélis, 28, teve uma filha há um mês e lamenta o fechamento da maternidade Santa Maria. Embora resida no bairro do Geisel, ela conta que teria sido mais cômodo se os leitos da unidade de saúde estivessem funcionando. “Se a maternidade estivesse aberta eu teria ido pra lá, porque é bem mais perto do meu bairro”. Eliene ainda conta que há poucos dias precisou levar a filha a um pediatra e teve dificuldades, pois precisou se deslocar de Mangabeira, onde está passando o período de resguardo, até uma unidade de saúde no bairro dos Bancários.
O representante da Associação de Moradores do bairro de Mangabeira, Wallace Albuquerque, informou que os moradores ficaram insatisfeitos com a atitude da Prefeitura e que desaprovam a transferência dos leitos da maternidade para a Cândida Vargas.
“Achamos que o número de maternidades existentes em João Pessoa é insuficiente para acolher a população, principalmente dessa área aqui”, disse.
O morador disse ainda que antes do fechamento da maternidade a população do bairro tentou argumentar com a Prefeitura, mas não tiveram suas reivindicações atendidas. “Nós tentamos impedir que a maternidade parasse, pois ela atendia não só o pessoal daqui, mas muitas pessoas que vinham de cidades vizinhas como o Conde e Jacumã que também procuravam o serviço”, reforça.
No prédio da maternidade funciona uma clínica psiquiátrica mantida pela Prefeitura. De acordo com o assessor de comunicação da Secretaria de Saúde do município, Alex Lacerda, a maternidade Santa Maria foi desativada para melhorar o atendimento da população de João Pessoa como um todo.
“Os leitos que funcionavam na maternidade foram implantados na maternidade Cândida Vargas, no bairro de Jaguaribe, que foi ampliada e hoje comporta um maior número de pacientes”, explica.
Comentários