icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Cinep diz que atraiu 71 novas empresas

Diretora-presidente afirma que não é possível comparar dados dos incentivos fiscais, via Cinep, com a Sudene, que é federal.

Publicado em 09/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 01/03/2024 às 11:44

A diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, afirmou que a Paraíba atraiu 71 empresas em 2014 por meio de protocolos de intenções, incentivos fiscais e locacionais concedidos pelo órgão. Juntos, segundo ela, estes empreendimentos deverão investir R$ 1,42 bilhão no Estado e gerar cerca de 3 mil empregos.

Para Tatiana Domiciano, diante deste cenário, não é possível comparar os dados referentes aos incentivos em âmbito estadual com os benefícios federais, a exemplo daqueles que são pleiteados junto à Sudene, responsável por garantir os incentivos de acordo com a legislação federal. “Os dados fornecidos pelo Estado compreendem apenas as empresas que pleitearam incentivos juntos à Cinep, ou seja, não englobam empreendimentos que negociaram diretamente com outros órgãos do governo”, destacou.

A presidente da Cinep argumentou ainda que com relação à geração de empregos, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Paraíba apresentou, de janeiro a novembro de 2014, o terceiro maior saldo do Nordeste na geração de postos de trabalho, com acréscimo de 17.675, uma alta de 14,19% sobre o mesmo período de 2013. “Os números divulgados no relatório da Sudene englobam apenas os empregos gerados pelas empresas incentivadas pelo órgão”, completou.

O relatório de incentivos fiscais da Sudene mostrou ainda os 10 principais projetos em volume de investimento, nenhum deles está na Paraíba.

As empresas citadas são: Transportadora Associada de Gás – TAG, em Linhares, no Espírito Santo; a Suzano Papel e Celulose, em Imperatriz, no Maranhão; dois projetos da Cemig Distribuição S.A., na cidade de Montes Claros, Minas Gerais; a Enseada Indústria Naval S.A.. Maragogipe, Bahia; a Parnaíba I Geração de Energia S.A., em Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão; a Companhia Energética de Pernambuco, em Recife, Pernambuco; a Cervejaria Petrópolis da Bahia S.A, Alagoinhas, Bahia; a JAC Brasil Automóveis Ltda, em Camaçari, Bahia; e a Vanádio de Maracás S.A., Maracás, na Bahia.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp