ECONOMIA
Cinep diz que atraiu 71 novas empresas
Diretora-presidente afirma que não é possível comparar dados dos incentivos fiscais, via Cinep, com a Sudene, que é federal.
Publicado em 09/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 01/03/2024 às 11:44
A diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, afirmou que a Paraíba atraiu 71 empresas em 2014 por meio de protocolos de intenções, incentivos fiscais e locacionais concedidos pelo órgão. Juntos, segundo ela, estes empreendimentos deverão investir R$ 1,42 bilhão no Estado e gerar cerca de 3 mil empregos.
Para Tatiana Domiciano, diante deste cenário, não é possível comparar os dados referentes aos incentivos em âmbito estadual com os benefícios federais, a exemplo daqueles que são pleiteados junto à Sudene, responsável por garantir os incentivos de acordo com a legislação federal. “Os dados fornecidos pelo Estado compreendem apenas as empresas que pleitearam incentivos juntos à Cinep, ou seja, não englobam empreendimentos que negociaram diretamente com outros órgãos do governo”, destacou.
A presidente da Cinep argumentou ainda que com relação à geração de empregos, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Paraíba apresentou, de janeiro a novembro de 2014, o terceiro maior saldo do Nordeste na geração de postos de trabalho, com acréscimo de 17.675, uma alta de 14,19% sobre o mesmo período de 2013. “Os números divulgados no relatório da Sudene englobam apenas os empregos gerados pelas empresas incentivadas pelo órgão”, completou.
O relatório de incentivos fiscais da Sudene mostrou ainda os 10 principais projetos em volume de investimento, nenhum deles está na Paraíba.
As empresas citadas são: Transportadora Associada de Gás – TAG, em Linhares, no Espírito Santo; a Suzano Papel e Celulose, em Imperatriz, no Maranhão; dois projetos da Cemig Distribuição S.A., na cidade de Montes Claros, Minas Gerais; a Enseada Indústria Naval S.A.. Maragogipe, Bahia; a Parnaíba I Geração de Energia S.A., em Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão; a Companhia Energética de Pernambuco, em Recife, Pernambuco; a Cervejaria Petrópolis da Bahia S.A, Alagoinhas, Bahia; a JAC Brasil Automóveis Ltda, em Camaçari, Bahia; e a Vanádio de Maracás S.A., Maracás, na Bahia.
Comentários