VIDA URBANA
Consumo exagerado compromete a visão
Excesso na alimentação prejudica os vasos sanguíneios da retina e pode levar à cegueira.
Publicado em 02/12/2012 às 13:28
O consumo exagerado de sal nas refeições pode contribuir para a evolução no quadro de hipertensão e comprometer a saúde ocular. Segundo os especialistas, a hipertensão pode prejudicar os vasos sanguíneos da retina, podendo levar até mesmo à cegueira.
De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Consultor do Instituto Varilux da Visão, Dr. Marcus Sáfady, todo cuidado é pouco para prevenir possíveis complicações. “A hipertensão arterial pode causar alterações vasculares no fundo de olho, sendo a principal e mais grave, a oclusão vascular, que pode levar a uma baixa de visão importante”, explica.
Ainda segundo Sáfady, o chamado exame de fundo de olho permite que alterações nos vasos da retina (região onde as imagens são formadas), sejam identificadas logo no estágio inicial, evitando sua progressão e melhorando o prognóstico.
A retenção líquida causada pelo consumo exagerado de sal no organismo pode ainda comprometer o funcionamento dos rins.
Segundo o cardiologista Emerson Panta, a quantidade de sódio elevada no organismo limita a função do rim, que pode trabalhar sob uma maior pressão. “A hipertensão é uma das principais causas de doença renal crônica, além de que o alto consumo de sal pode levar à formação de cálculos, ou seja, pequenas pedras no rim. Acredita-se que as mulheres são mais protegidas do que os homens até a menopausa, nessas situações”, completa.
Comentários