icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Ligação deve ser trocada por mensagem na virada

Comunicação pode ficar difícil na noite de Réveillon devido ao fluxo de ligações e mensagens; operadoras dizem que estão preparadas.

Publicado em 31/12/2014 às 6:00 | Atualizado em 01/03/2024 às 16:58

Com o hábito de telefonar para parentes e amigos na virada do ano, os usuários de telefonia móvel do Estado poderão encontrar dificuldades para completar suas ligações nesse Réveillon. Isso porque o grande número de chamadas simultâneas pode acabar sobrecarregando o sistema, o que resultaria em telefones sem sinal e ligações interrompidas. “O sistema não está preparado para essa demanda”, afirmou o especialista em telecomunicações Joabson Nogueira.

Para ele, os problemas devem começar antes mesmo da meia-noite, quando o fluxo de ligações fica mais intenso. Joabson destacou ainda, que cada vez mais as pessoas estão optando por trocar mensagens de texto, em grupos como o Whatsapp, e fazendo menos ligações. “As pessoas estão trocando voz por texto, e se for assim talvez não tenha problema, porque o tráfego de texto é muito mais leve do que o de voz”, explicou.

Nesse caso, o que pode acontecer, conforme explicou o especialista, é o servidor dos aplicativos de mensagens e redes sociais entrar em colapso, devido ao grande fluxo de mensagens enviadas ao mesmo tempo. “Mas nesse caso não seria culpa da operadora”. Joabson acrescentou que, para evitar qualquer problema nesse final de ano, as operadoras precisavam ter se preparado com antecedência.

OPERADORAS
A operadora Claro é uma das que garantem ter tomado medidas preventivas para evitar o congestionamento de linhas nesse final de ano. Segundo a assessoria da empresa, o tráfego de voz e dados em regiões turísticas cresce mais de cinco vezes durante esse período do ano. Por isso, as praias do Nordeste estão recebendo antenas que expandem a capacidade da rede local. Além disso, equipes de monitoramento estão prontas para realizar o remanejamento de rotas e outras ações quando necessário.

Já a Oi, que lidera a participação do mercado de telefonia móvel na Paraíba, informou ter técnicos especializados e engenheiros em regime especial de plantão reforçado para controle do tráfego nos pontos de alta concentração de público na virada do ano. A companhia, que possui 1,6 milhão de clientes de telefonia móvel no Estado, acrescentou que investiu R$ 43 milhões na Paraíba no primeiro semestre de 2014.

A TIM, que possui mais de 1,5 milhão de linhas ativas na Paraíba, por sua vez afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, ter implementado ações de reforço de sinal em locais de grande concentração de público, aumentando a capacidade da rede 3G por meio de sites já instalados, e o número de Estações Rádio Base – antenas, que foi acrescido em mais de 100% em todo o Brasil.

A Telefônica Vivo, que possui cerca de 543 mil clientes na Paraíba, informou que monitora e investe constantemente em sua rede no Estado, e preparou um atendimento diferenciado para as celebrações de fim de ano, contando com equipes técnicas extras de plantão para as intervenções que forem necessárias.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp