VIDA URBANA
Michel Temer autoriza envio das Forças Armadas para Natal
Homens do exército devem patrulhar ruas da cidade para Polícia Militar concentrar contigente no presídio de Alcaçuz.
Publicado em 19/01/2017 às 14:18
O presidente Michel Temer autorizou, no início da tarde desta quinta-feira (19), o envio de tropas das Forças Armadas para reforçar a segurança das ruas de Natal, após pedido do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. Segundo o Palácio do Planalto, boa parte do contigente deve vir do Exército.
Os militares serão enviados para as ruas para que a Polícia Militar possa se concentrar no presídio de Alcaçuz, onde detentos estão em confronto. Temer comunicou a autorização ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, e ao ministro da Defesa, Raul Jungmann.
No final da manhã desta quinta, os detentos voltaram a subir nos telhados dos pavilhões e deram início a um confronto entre membros das duas facções que comandam o presídio: o Sindicato do RN e o PCC. No final de semana, 26 pessoas morreram durante uma rebelião no local que durou mais de 14 horas. Na terça-feira, Robinson Andrade havia dito que poderia haver um "novo Carandiru" no presídio de Alcaçuz.
A rebelião no Rio Grande do Norte começou na tarde do último sábado (13), logo após o horário de visitas. Os presos do pavilhão 5, integrantes do PCC, usando armas brancas, quebraram parte de um muro e invadiram o pavilhão 4, ocupado por integrantes do Sindicato do RN. No dia 16, dois dos fugitivos foram presos na Paraíba, no município de São Bento. No mesmo dia, as divisas entre a Paraíba e o estado vizinho foram reforçadas.
Comentários