icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Vigília Hídrica cobra medidas para evitar colapso no abastecimento

Abaixo-assinado será enviado aos governos federal e estadual,bem como à bancada federal.    

Publicado em 03/11/2016 às 20:46

Vereadores, representantes de entidades, sindicalistas, artistas e populares iniciaram, no final da tarde desta quinta-feira (3), a “'Vigília Hídrica", no Calçadão da Cardoso Vieira, no Centro de Campina Grande. No evento, as lideranças cobram medidas urgentes, por parte do Governo Estadual e Federal, para evitar o colapso no abastecimento de água na Rainha da Borborema.

O presidente da Comissão de Recursos Hídricos do Poder Legislativo, vereador Lula Cabral (PMD), alertou que o açude de Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que abastece Campina Grande e mais 18 cidades, está secando. “Com 24,5 milhões de metros cúbicos de água, 6 % de sua capacidade total, o açude Epitácio Pessoa está secando. A Câmara conclama desde 2013 para que medidas sejam tomadas pelo governo estadual e a União para evitar o colapso e nada foi feito. Vamos continuar cobrando as providências urgentes”, assinalou Lula.

Por seu turno, o vereador João Dantas (PSD) projetou que a transposição das águas do São Francisco não chegarão em Campina Grande até o mês de abril. “Se não chover no ciclo natural em que a bacia hidrográfica que abastece o Açude de Boqueirão, que são os rios Paraíba, Taperoá e seus afluentes, Campina Grande ficará sem água sim”, frisou Dantas, que voltou a defender junto ao governo estadual a construção de uma adutora de engate rápida da barragem de Gramame-Mamuaba, no Conde, no Litoral, para Campina Grande.

O presidente da Câmara, Pimentel Filho, também cobrou medidas emergenciais para garantir o abastecimento até a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco. As cobranças continuaram com o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Jairo Oliveira, e o vice-presidente da Federação das Microempresas da Paraíba, Cícero Freire. Jairo inclusive anunciou para a próxima quarta-feira (9) uma audiência pública na OAB para discutir o tema.

Durante os pronunciamentos e as apresentações culturais, lideranças, sindicalistas, técnicos e populares subscreveram um abaixo-assinado que será encaminhado aos deputados federais e estaduais, senadores, ministros e ao Presidente da República como um pedido de socorro pela região.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp