ECONOMIA
Verão já aquece moda praia
Lojas de moda praia e fitness da capital, esperam um incremento nas vendas de até 30% sobre o mesmo período do ano passado.
Publicado em 04/01/2013 às 6:00
As lojas dos segmentos moda praia e fitness de João Pessoa já apresentam altas desde dezembro nas vendas. Apesar das chuvas atípicas no início deste ano, janeiro costuma ser o melhor mês para o setor, que espera um incremento de até 30% sobre o mesmo período do ano passado.
Para atrair o público, as empresas estão usando a estratégia de inovação e de diversificação na oferta de peças do segmento. Na loja Xamego, o foco não vai só para a ala feminina. Segundo a diretora da empresa, Mônica Pimentel, as linhas infantil e masculina também vêm apresentando grande procura nos últimos anos. Entre os diferenciais da loja está a oferta de peças com proteção solar para agradar os consumidores com preocupação com a irradiação solar mais nociva à pele.
“As pessoas estão mais conscientes com relação à exposição ao sol, por isso temos uma linha com peças de alta tecnologia, com mangas longas que filtram os raios solares. Já trabalhamos com esse tipo de produto há uns 4 ou 5 anos e a aceitação é cada vez melhor, até porque mais fábricas estão começando a investir nessa linha”, resumiu Mônica, explicando que, além das camisas com proteção solar, a maioria dos homens busca sungas e calções de tactel. “Temos também viseiras e chapéus de palha com proteção solar, indicados por muitos dermatologistas”, acrescentou.
Lá, o aquecimento da demanda por peças voltadas para o verão se deu ainda no mês de novembro, mas, segundo Mônica, janeiro ainda promete grandes vendas. “A semana que antecedeu o Natal também vendeu muito, mas janeiro é o mês mais forte do ano, até o dia 25 mais ou menos”, comentou a diretora da loja, que espera um crescimento de 20% a 30% nas vendas em comparação com o mesmo mês de 2012.
Na loja Salinas, no entanto, o aumento do fluxo de clientes, comum no início do verão, ainda não aconteceu. Mesmo com a queda de 20% sobre dezembro do ano passado, as expectativas são as melhores possíveis para o próximo mês, girando em torno de 15% a 20% de alta nas vendas em relação a janeiro deste ano.
“Essa redução das vendas em dezembro não é normal, acredito que possa ter alguma relação com a troca do governo municipal, pois muita gente fica com receio de gastar. Mesmo assim, esperamos que janeiro seja muito forte, por ser mês de férias e imediatamente antes do carnaval. Janeiro costuma ser um dezembro pra nós que trabalhamos com moda praia”, explicou a gerente Vanessa Costa.
Já a loja Perfil, aposta nas estampas da nova coleção, feitas exclusivamente para a empresa, que retrata as belezas naturais, para elevar as vendas.
“A procura por nossas peças foi forte durante todo o ano passado, alta de 10% a 20% a mais sobre 2011”, declarou a proprietária Terezinha Pinto.
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