icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Estágio, 1º emprego e carreira acadêmica: há currículo para cada um

Saiba como produzi-los e quais erros evitar.

Publicado em 16/05/2010 às 8:11

Karoline Zilah

Você sabia que é possível produzir um currículo de acordo com o perfil de emprego que você busca? Afinal de contas, não há como padronizar um documento para casos tão diferentes, como candidatos a estágios, primeiro emprego e pessoas que tenham vasta experiência no mercado, ou exerçam mais de uma profissão.

Cada modalidade de currículo tem suas características próprias, mas o que todos não podem ter em comum são alguns erros que já se tornaram bastante comuns. Veja, antes, o que evitar ao redigir o seu passaporte para um emprego.

PRINCIPAIS ERROS
Não faça um currículo com mais de duas páginas
Não coloque foto, a não ser que a vaga peça
Nos dados pessoais, documentos não são necessários
Indique somente as últimas experiências profissionais
Não descreva sua personalidade
Ao enviar por e-mail, seja sucinto na apresentação

O Paraíba1 pesquisou e pediu sugestões de empresas de consultoria para dar aos internautas as dicas dos currículos mais adequados para as necessidades de cada candidato a uma vaga.

Primeiro emprego

Conseguir a primeira oportunidade no mercado de trabalho já não é fácil. Agora imagine com a folha do currículo vazia, em branco, sem experiências para citar e se mostrar um bom profissional. É aquela velha história: não consegue trabalho porque não tem experiência; não tem experiência porque não consegue trabalho.

A psicóloga Ana Costa, da Feedback Consultoria e Recursos Humanos, indica que neste caso o candidato deve deixar isto bem claro no tópico onde descreve os seus objetivos. O ideal seria citar que o dono do currículo está em busca da primeira oportunidade. Assim, as empresas que tiverem portas abertas para o primeiro emprego terão interesse em lhe oferecer esta chance. Como não há uma lista de trabalhos anteriores para informar, é importante que o candidato indique sua formação (escolaridade) e os cursos feitos.

“Comece informando seu nome, telefones fixo e celular para contato, e-mail, formação/escolaridade, cursos (por ordem dos mais recentes) e, por fim, diga em quais áreas está disponível a trabalhar. Não adianta mentir dizendo que já desempenhou tarefas que nunca fez, porque a verdade aparece na hora da entrevista ou na dinâmica de grupo”, comenta a psicóloga.

Estágio

No modelo de currículo para estágio, são válidas as mesmas dicas. De forma mais específica, é imprescindível que o estudante inclua o mês e ano de entrada na instituição de ensino, bem como a previsão de término do curso. O pretendente deve focalizar nas informações sobre a sua área de estudo. Isto porque a vaga está diretamente ligada ao curso.

Caso a pessoa queira trabalhar em outros setores além daquele para qual a vaga está direcionada, é preciso deixar claro no currículo, citando quais são as áreas. Muitas vezes, o selecionador tem conhecimento de outras oportunidades dentro da empresa e pode fazer a ponte entre o candidato e o emprego.

Monitorias, pesquisas e participações em projetos também fazem a diferença no currículo para estágio, pois demonstra o desempenho do candidato em sua área de estudo. Caso o estudante tenha experiência anterior de estágio, basta citar os que realmente tenham sido produtivos, deixando de lado aquelas que duraram apenas três dias, por exemplo.

Currículo acadêmico

O sistema de currículo disponibilizado pela plataforma Lattes e desenvolvido para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é o mais adequado para os profissionais que voltam suas atividades para a vida acadêmica, como pesquisadores e estudantes que publicam artigos científicos e professores.

Este documento é o mais requisitado em concursos públicos que oferecem vagas para a área acadêmica, a exemplo das concorrências para professores em universidades públicas. O currículo Lattes é padronizado e pode ser preenchido pela Internet, sendo disponibilizado para toda a web. Através dele, é possível visualizar o perfil do pesquisador dentro de sua área de atuação.

Currículo via internet

Atualmente é comum procurar trabalho pela internet. Nestes casos, o candidato geralmente encontra um endereço de e-mail como principal contato para enviar o currículo. A psicóloga Ana Costa, da Feedback Consultoria, explica que até nestas horas é necessário ter etiqueta.

Por se tratar de um documento cujo destinatário é desconhecido, é recomendável ter cuidado com as informações que serão fornecidas. O ideal é dar o mínimo de dados sobre endereço e checar por telefone o e-mail da instituição e se realmente há vaga aberta.

Ao enviar o arquivo, o candidato deve fazer um texto de apresentação no corpo do e-mail sendo cordial (ex.: “conforme contato telefônico anterior, segue em anexo currículo...”, finalizando com um cumprimento e assinatura).

O texto do currículo deverá ser resumido e direto para proporcionar uma leitura dinâmica, já que o documento poderá ser lido no computador. Por isso, nada de enfeites.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp