POLÍTICA
Governo do estado decreta luto de três dias pela morte de Dom José
Arcebispo emérito da Paraíba faleceu neste domingo, em Belo Horizonte.
Publicado em 28/08/2017 às 12:16
O governo do estado decretou luto oficial por três dias pela morte do arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires. Ele faleceu em Belo Horizonte, neste domingo (28), aos 98 anos, em decorrência de problemas pulmonares. Em seu perfil no Twitter, o governador Ricardo Coutinho (PSB) destacou a figura combativa do bispo, hoje o mais idoso do país, e reiterou o compromisso em dar o nome de Dom José ao Hospital Metropolitano de Santa Rita.
Dom José Maria Pires foi um símbolo da resistência ao governo militar, na Paraíba, durante a sua administração pastoral. Em sua trajetória, ligou-se aos movimentos sociais, sobretudo no apoio às ligas camponeses.
Sua morte aconteceu no dia em que se comemorava, no Brasil, o Dia do Catequista. A data também coincide com o falecimento de outros dois ícone da igreja católica brasileira, ligado aos movimentos sociais: Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, e Dom Luciano Mendes, arcebispo emérito de Mariana.
Nascido em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, em 15 de março de 1919, ele entrou no seminário aos 14 anos e ordenou-se padre aos 22 anos, em Diamantina. Sua ordenação a bispo veio em 1957, e a arcebispo, em 1966. Ele renunciou ao cargo em 1995, a partir de quando passou a figurar como arcebispo emérito.
Confira a Nota de Pesar:
Comentários