icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governo do estado decreta luto de três dias pela morte de Dom José

Arcebispo emérito da Paraíba faleceu neste domingo, em Belo Horizonte. 

Publicado em 28/08/2017 às 12:16

O governo do estado decretou luto oficial por três dias pela morte do arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires. Ele faleceu em Belo Horizonte, neste domingo (28), aos 98 anos, em decorrência de problemas pulmonares. Em seu perfil no Twitter, o governador Ricardo Coutinho (PSB) destacou a figura combativa do bispo, hoje o mais idoso do país, e reiterou o compromisso em dar o nome de Dom José ao Hospital Metropolitano de Santa Rita.

Dom José Maria Pires foi um símbolo da resistência ao governo militar, na Paraíba, durante a sua administração pastoral. Em sua trajetória, ligou-se aos movimentos sociais, sobretudo no apoio às ligas camponeses.

Sua morte aconteceu no dia em que se comemorava, no Brasil, o Dia do Catequista. A data também coincide com o falecimento de outros dois ícone da igreja católica brasileira, ligado aos movimentos sociais: Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, e Dom Luciano Mendes, arcebispo emérito de Mariana.

Nascido em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, em 15 de março de 1919, ele entrou no seminário aos 14 anos e ordenou-se padre aos 22 anos, em Diamantina. Sua ordenação a bispo veio em 1957, e a arcebispo, em 1966. Ele renunciou ao cargo em 1995, a partir de quando passou a figurar como arcebispo emérito.

Confira a Nota de Pesar:

O Governo da Paraíba lamenta profundamente a morte do arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires e, ao mesmo tempo, decreta luto oficial por três dias em todo território paraibano.
Dom José tinha 98 anos e era, hoje, o bispo mais idoso do país.
Sua morte aconteceu no dia em que se comemorava, no Brasil, o Dia do Catequista.
A igreja perdeu um grande pastor e a Paraíba um filho querido.
Dom José nasceu no dia 15 de março de 1919, na cidade de Córregos, Minas Gerais.
Filho de Eleutério Augusto Pires e de Pedrelina Maria de Jesus, foi ordenado presbítero no dia 20 de dezembro de 1941, em Diamantina, Minas Gerais e em 25 de maio de 1957, recebeu a nomeação episcopal, e a sagração ocorreu no dia 22 de setembro do mesmo ano, também em Diamantina.
Foi nomeado Arcebispo da Paraíba em 1966, ficando no cargo até 1995, quando renunciou em 29 de novembro. Abraçou a causa dos mais humildes e foi uma voz em defesa dos perseguidos.
Dom José descansa nos braços do Pai e a sua lembrança ficará eternizada na memória dos paraibanos.
João Pessoa, 28 de agosto de 2017.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp