ECONOMIA
Concessionárias de luxo expandem na capital
Concessionárias de carros importados crescem de maneira vertiginosa em João Pessoa; Jaguar e Land Rover são destaque.
Publicado em 22/09/2013 às 12:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:42
Mercado emergente e potencial de consumo em expansão atraem uma gama de produtos, serviços e de bens de alto valor agregado. Falando em classe A, o segmento de veículos traduz com maior precisão os anseios de consumo dessas famílias. Neste cenário, as concessionárias de carros importados crescem de maneira vertiginosa em João Pessoa. Duas dessas marcas de destaque na cidade são Land Rover e Jaguar, representadas pela concessionária pernambucana Rota Premium.
De acordo com a gerente de marketing da empresa, Paula Queiroz, a expansão da loja para João Pessoa está ligada ao potencial do mercado consumidor da cidade, que tem forte representatividade na compra de carros de luxo. “Percebemos que a Land Rover era o carro importado com maior compra na Paraíba. De olho nesse mercado, vimos que tinha espaço para ofertar também o Jaguar”.
A representante da empresa disse ainda que ao adquirir o veículo, os consumidores prezam tanto pela qualidade do produto como também pelo valor simbólico que aquele carro representa. “São veículos com o mais alto padrão, feitos com bancos de couro e os mais requintados materiais. Nossos carros seguem padrões de construção semelhantes à de um avião. Não é à toa que a rainha da Inglaterra usa um Land Rover Vogue”, disse.
Outra concessionária de luxo que chegou a João Pessoa este ano de alto luxo no setor foi a Audi Center, que chegou à capital antes mesmo de Fortaleza. É a primeira marca de uma montadora alemã na capital paraibana.
Segundo a gerente de mar- keting da concessionária, Keity Suzana Garcia, alguns fatores fizeram com que a PG Prime expandisse seus negócios para o Estado.
“Além de negócios mantidos no Estado em setores de Transportes e postos de gasolina - um dos motivos do investimento no Estado - outro motivo deve-se ao fato de que João Pessoa é a capital do Nordeste que mais cresce no Brasil e há uma boa concentração de pessoas de alto poder aquisitivo. Oportunidades de negócios não faltam”, enfocou Garcia.
PRODUTOS REFLETEM PODER
Para o diretor do IPC Mar- keting Editora, Marcos Pazzini, responsável pelo estudo do potencial de consumo da população brasileira, antes de consumir determinados produtos, o cliente é invadido por uma série de subjetividades que podem influenciar na sua decisão de compra.
“A busca por ostentar esses produtos tem explicação mais do ponto de vista psicológico do que de marketing das lojas. Quem conquista um espaço na sociedade tem necessidade de mostrar isso para os familiares, amigos e vizinhos. Daí a aquisição de produtos tão caros e requintados, fora dos padrões populares”, disse.
O desejo de ser e parecer com determinadas personalidades também é uma dessas forças motivadoras, que hoje está ainda mais forte com o alto grau de penetração das redes sociais. A proprietária da loja Santa Contemporânea, Raquel Goes, que vende roupas de grifes como Daslu, Bo.Bô, Lilly Sarti, Butler & Wilson, entre outras, disse que as clientes de hoje apostam numa grande marca ao invés de produtos mais populares, incentivada pela influência que têm as tecnologias virtuais.
“O produto de luxo traz poder para quem veste. Sempre vendemos acessórios padrão A, como bijuterias. Mas percebemos que o mercado queria mais. Então iniciamos com roupas de grife e notamos uma grande força nas redes sociais de pessoas influentes no mundo da moda, que vestem essas roupas e incentivam as outras a comprarem”, disse.
Segundo Raquel Goes, os consumidores tornaram-se mais exigentes e querem ter um pedaço do fragmento de seus ídolos dentro de casa. “Antes as peças estavam restritas às grandes cidades. Hoje a consumidora quer esses produtos perto de sua casa, quer vestir a roupa que aquela personalidade usa, ser poderosa como ela. Além da qualidade das peças, que duram muito tempo, tem o status de estar vestindo uma marca poderosa”, explicou
A loja iPlace, que é a maior rede Apple Premium Reseller do Brasil, chegou ao Nordeste por João Pessoa. O público de clientes na capital é formado por 60% da classe A que consome produtos de até R$ 15 mil
Segundo o gerente comercial da iPlace, Rony Medeiros, João Pessoa estava carente de produtos sofisticados. "Para se ter uma ideia, Iphone 5S ainda não tem data para chegar, mas já temos 80 pessoas na fila".
Comentários