VIDA URBANA
PB registra 28 surtos de catapora em 2011
Em JP foram contabilizados, em sete meses, 330 casos, segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Publicado em 06/10/2011 às 6:30
A Paraíba tem surtos de catapora. A informação é do Ministério da Saúde (MS) que registrou apenas neste ano, no Estado, 28 surtos da doença. O número representa 25% dos 110 contabilizados em 2010. Em João Pessoa, só nos primeiros sete meses de 2011, foram contabilizados 330 casos, segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Para agravar ainda mais a situação, a vacina contra a doença ainda não é oferecida pela rede pública de saúde. A imunização só está disponível em clínicas particulares e custa R$ 130,00. Para ficar totalmente protegido, o paciente precisa tomar duas doses e, com isso, ter uma despesa de R$ 260,00. Infectologistas e Ministério da Saúde recomendam cuidados para evitar a proliferação dos casos, já que a doença é transmitida principalmente em ambientes fechados.
O Ministério da Saúde explica que não há como precisar, ao certo, a quantidade de pessoas que ficaram doentes de catapora na Paraíba, porque o órgão federal considera surto a contaminação ocorrida no mesmo ambiente de, no mínimo, duas pessoas. Conforme a assessoria do MS, “desse modo, um mesmo surto pode ter acometido duas ou até 100 pessoas, desde que elas tenham adquirido a doença no mesmo recinto”.
De 2010 até novembro deste ano, já foram contabilizados 7.133 surtos de catapora em todo o Brasil. Foram 1.371 surtos em 2011 e outros 5.762 no ano anterior. Os dados são do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), já que a catapora não faz parte da Lista Nacional de Agravos de Notificação Compulsória.
Causada por vírus, a doença é mais comum em crianças. No entanto, as pessoas, independentemente da idade, só ficam doentes apenas uma vez na vida, porque o organismo cria imunidade natural e blinda o corpo contra futuras contaminações.
A transmissão ocorre principalmente em ambientes fechados. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que o indivíduo diagnosticado com catapora não tenha contato com outras pessoas, enquanto apresentar os sintomas.
Comentários